Carteira de Reservista 2022 – Como Retirar

Com o alistamento obrigatório militar se aproximando, solicitar a Carteira de Reservista 2023 se tornou uma das missões dos jovens que completarão 18 anos. Neste sentido, além da tradicional solicitação de reservista, quem perdeu o documento também pode solicitá-lo de forma prática e fácil.

Segundo a lei brasileira, todo cidadão do sexo masculino é obrigado a se alistar ao completar 18 anos. Neste processo, o cidadão se coloca à disposição para servir o país, em eventual convocação. Além disso, quando nos alistamos, existe um documento tradicional para comprovar a regularidade com o serviço militar, a Carteira de Reservista.

Por outro lado, além de ser dispensado, o jovem também pode ser selecionado para realizar o Serviço Militar Inicial. Atualmente, tanto o serviço de alistamento quanto a solicitação de Carteira de Reservista podem ser solicitados online, dessa forma, vamos te mostrar como isso pode ser feito!

Como funcionará o alistamento militar 2023?

O alistamento militar é obrigatório a todos os homens que completam 18 anos em 2023, ou seja, aqueles que nasceram em 2005. Para isso, o cidadão pode comparar a Junta Militar mais próxima, ou realizar o procedimento online, desde que dentro do prazo.

Sendo assim, existem cinco fases do Serviço Militar Inicial, para aprovação da Carteira de Reservista. São elas:

Alistamento

Neste processo inicial, os jovens se colocam à disposição das Forças Armadas. O procedimento pode ser feito presencialmente ou pela internet.

Seleção geral

Em seguida, alguns jovens selecionados realizam exames e entrevistas, para serem ou não dispensados.

Designação

Nesta etapa, caso o jovem seja aprovado, ele deverá se apresentar à organização militar.

Seleção complementar

Nesta parte do processo, o cidadão fará novos exames e entrevista, para compreender suas aptidões pessoais.

Incorporação

Na etapa final, o jovem foi incluído na Organização Militar da Ativa das Forças Armadas.

No entanto, é importante pontuar que a maioria dos alistados não são selecionados, portanto, conseguem dispensa militar facilmente.

Qual é o prazo do alistamento militar 2023?

Todos os jovens nascidos em 2005 deverão comparecer ao alistamento militar obrigatório em 2023. Dessa forma, somente assim poderão cumprir com sua obrigação militar conforme a lei brasileira. Segundo as Forças Armadas, o prazo para alistamento é de 1º de janeiro a 30 de junho de 2023.

Quem fica isento do serviço militar?

Embora seja um procedimento obrigatório, existem alguns cuidados que estão isentos do serviço militar, sendo eles:

Pela regras atuais, ficam isentos do serviço militar 2023 aqueles que:

  • Portador de deficiência física definitiva;
  • Pessoa notoriamente incapaz;
  • Cidadão com incapacidade temporária;
  • Cidadão com incapacidade moral, por cumprir sentenças judiciais.

Inclusive, vale citar que mesmo as pessoas com deficiência, devem participar do processo de alistamento para solicitação da isenção.

Quais as consequências de não se alistar?

Por ser um procedimento obrigatório a todos os homens brasileiros, existem algumas consequências de não se alistar dentro do prazo. Isso porque, quem perder a data final do alistamento, terá que pagar uma multa para realizar o alistamento fora de época.

Neste sentido, todos que não realizarem seu alistamento dentro do prazo, sofrerão algumas consequências, sendo impedidos de:

  • Assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, ou Municipal;
  • Emitir passaporte ou renová-lo;
  • Ingressos como funcionário, seja público ou privado;
  • Se matricular em escolas ou universidade;
  • Obter carteira profissional;
  • Se inscrever em concursos públicos.

Dessa forma, é fundamental que todo jovem não deixe passar o período de alistamento militar. Isso porque, além de ficar em dia com o serviço militar, ele não será impedido de realizar funções comuns do cidadão.

Como realizar o alistamento militar em 2023?

Atualmente, existem duas maneiras de comparecer ao alistamento militar: presencialmente ou pela internet. Em ambos os casos, o prazo continua o mesmo, sendo indicado que o cidadão realize a sua inscrição o quanto antes.

Por outro lado, é importante ressalvar que, após o alistamento, o homem ficará disponível nas Forças Armadas até completar 45 anos.

Sendo assim, se você deseja realizar a sua inscrição de forma presencial, confira o passo a passo:

  • Compareça a Junta Militar da sua cidade;
  • Leve consigo um documento oficial com foto e o CPF;
  • Preencha a ficha de alistamento e responda às perguntas do alistamento.

Neste caso, em relação a datas sobre chamadas ou eventuais dispensas, você será informado no ato do seu alistamento. 

Paralelamente, caso prefira se alistar pela internet, o processo também é super simples. Confira:

  • Acesse o site do Alistamento Militar e clique na opção “Quero me alistar”;
  • Em seguida, clique na opção Alistamento Militar;
  • Depois, acesse o site com os seus dados de login do Gov.br;
  • Após isso, informe seu número de CPF e responda a ficha de alistamento.

Além dessa etapa, vale pontuar que todos os jovens alistados deverão participar do processo de juramento à bandeira. Embora seja uma cerimônia casual, o procedimento é obrigatório. Assim, em caso de não comparecimento, você não poderá receber o Certificado de Dispensa da Incorporação (CDI).

Quais são os documentos para fazer o alistamento militar 2023?

Independente de ser presencialmente ou pela internet, alguns documentos são essenciais para você se alistas, sendo eles:

  • Certidão de nascimento ou prova de naturalização;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • RG, Passaporte, Carteira de Trabalho ou Carteira profissional.

Sendo assim, basta separar os documentos e comparecer à Junta Militar mais próxima para realizar o seu alistamento militar em 2023.

Como solicitar a carteira de reservista em 2023?

Caso você tenha perdido a sua carteira de Reservista, saiba que o procedimento para solicitar uma nova via é bastante simples.

A princípio, vale citar que o documento passou por uma ressignificação, ou seja, não contêm mais a foto como nas antigas versões. Além disso, a solicitação da Carteira de Reservista não pode ser feita virtualmente, pois é necessário que o alistado ou dispensado compareça à Junta Militar para resolver sua situação.

Dessa forma, para solicitar sua Carteira de Reservista, basta comparecer à Junta Militar da sua cidade portando CPF e um Comprovante de Residência atualizado. Após isso, é só solicitar o documento e pagar a taxa de R$17 para sua emissão. Por fim, após o pagamento, você deverá retornar à Junta para jurar a bandeira e pegar a sua reserva. 

Leia mais: Aparelho Ortodôntico – Como Funciona, Preços

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *