Aparelho Ortodôntico – Como Funciona, Preços

Quer saber quanto custa colocar aparelho ortodôntico? Em suma, essa é uma pergunta que muita gente faz quando deseja mudar o sorriso, quando pensamos em um sorriso bonito, logo pensamos na utilização do aparelho dentário.

Devido às novas tecnologias e o aumento de pessoas interessadas em colocar aparelho, os preços para se fazer um tratamento ortodôntico estão caindo.

Sendo assim, além dos valores, você conhece quais são as etapas para se colocar o aparelho e como funciona cada um deles?

Uma vez que o aparelho ortodôntico ou dentário é utilizado no tratamento dos dentes deixa-los mais alinhados. Portanto, a ortodontia cuida da prevenção e tratamento das alterações e posições dos dentes, e também sobre o crescimento e desenvolvimento dos maxilares.

Quanto custa colocar aparelho dentário

Quanto custa colocar aparelho dentário?

Antes de mais nada, vamos ao primeiro passo, que é procurar por um dentista especializado em ortodontia.

Assim, o dentista vai fazer uma avaliação completa informando se você precisa ou não utilizar aparelho.

Além disso, na primeira consulta o dentista vai dizer ao paciente o tipo de aparelho e valores do tratamento. Geralmente, essa primeira avaliação o paciente não paga nada, porém, depende de cada profissional ou da região onde você está fazendo o tratamento.

Documentação ortodôntica para o aparelho dentário?

No entanto, é fundamental que o paciente saiba que para colocar o aparelho ortodôntico ele precisará fazer alguns exames que são pedidos pelo dentista e são feitos em clínicas radiológicas.

Esses exames ajudam o dentista na análise e no planejamento para o tratamento. Ou seja, são as chamadas pastas ortodônticas ou simplesmente “pasta”.

Quanto tempo preciso usar o aparelho dentário?

Outra pergunta e dúvida de muitos pacientes, é quanto tempo demora o tratamento ortodôntico. Tenha em mente que o objetivo quando se inicia o tratamento é que o paciente melhore além do sorriso, a saúde bucal como um todo.

Sendo assim, até conseguir atingir os resultados que se deseja é necessário tempo e paciência. Ou seja, algumas pessoas desejam resultados rápidos, nesses casos o tempo de duração pode se tornar um incômodo.

Porém, cada paciente tem uma necessidade, então esse tempo pode variar, alguns pontos são muito importantes e de responsabilidade do paciente.

Por exemplo, comparecer com frequência as manutenções, cuidar corretamente do aparelho, da limpeza e afins.

Dessa maneira, um tratamento ortodôntico normal, dura em média de 1 ano a 2 anos.  Assim sendo, é sempre fundamental lembrar que esse tempo pode variar, dependendo de diversos fatores: a gravidade da má oclusão (encaixe das arcadas dentárias), idade do paciente, necessidade de extrair (arrancar) algum dente durante o tratamento, entre outros pontos importantes.

Quanto custa colocar aparelho dentário?

Em suma, os aparelhos normalmente variam de acordo com a necessidade de cada paciente. Assim, o aparelho fixo (metálico) tem um valor menor comparado aos outros modelos de aparelhos ficando na média R$60,00 mensais, podendo variar o preço, de acordo com a cidade e região que você for realizar o tratamento.

Já o aparelho estético safira e aparelho estético de porcelana (transparentes), tem um custo diferente por serem de material mais discreto. Assim, custa na média R$110,00 mensais, podendo variar o preço de acordo com a cidade e região.

Existe ainda opção de combos para quem deseja fazer o clareamento no final do tratamento. Ou seja, o aparelho + clareamento permite o paciente pagar o tratamento de clareamento dental, no final do uso do aparelho.

Por fim, os valores variam, de acordo com cada tratamento.

Manutenções

Em todos os modelos de aparelhos ortodônticos é preciso fazer manutenções mensais. Dessa maneira, é importante que o paciente vá até o dentista pelo menos uma vez no mês com a finalidade de fazer a avaliação e as manutenções necessárias.

Tipos de aparelhos ortodônticos

Quais são os tipos de aparelhos ortodônticos?

Por fim, é essencial conhecer um pouco de cada tipo de aparelho, como ele funciona, cuidados, vantagens e desvantagens, e então decidir qual é o melhor para você.

Porém, lembre-se de pedir ao seu dentista que te ajude.  Os principais tipos de aparelho são:

  • Aparelho fixo;
  • Aparelho fixo autoligado;
  • Porcelana;
  • Safira;
  • Lingual;
  • Contenção Fixa;
  • Contenção Móvel;
  • Aparelho Invisalign (Alinhador Ortodôntico).

Então, o que achou sobre os aparelhos ortodônticos? Deixe nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.