Cadastro no Bilhete Único – Baixar App

Descubra como fazer cadastro no Bilhete Único, saiba como baixar o app, entenda como ver saldo do Bilhete Único, conheça os benefícios e muito mais.

Tenha em mente que o Bilhete Único é um item essencial da carteira de grande parte da população paulista, pois com esse recurso tem como se locomover pela cidade toda através do metrô, CPTM e ônibus, de maneira econômica e prática.

Trata-se de um cartão que armazena valores em reais para o pagamento de passagens no transporte público da cidade, seja de metrô, micro-ônibus, ônibus e CPTM.

Para usar o recurso, basta encostar o cartão no validador instalado junto à catraca e esperar a luz verde acender. Depois, é só retirar o bilhete e passar pela catraca. Você também consegue ver o valor da tarifa descontado.

Continue lendo para saber mais.

O que é o Bilhete Único?

Como já mencionamos, o Bilhete Único é um cartão que armazena créditos eletrônicos monetários e temporais para pagamento de tarifas no Serviço de Transporte Coletivo Público de Passageiros na Cidade de São Paulo.

Vale destacar que esse recurso é gerenciado pela SPTrans e o Sistema Estadual de Transporte Público Metropolitano Metroferroviário (Metrô e CPTM). Usando o cartão o usuário pode fazer até quatro embarques em ônibus diferentes, no período de três horas.

Saiba também que quem pode ter o Bilhete Único é qualquer pessoa acima de seis anos de idade que possua CPF e RG próprios. Lembrando que o cartão é de uso pessoal e intransferível.

Como fazer cadastro no Bilhete Único

Para se cadastrar no Bilhete Único é preciso acessar o site da SPTrans e preencher o cadastro. Depois, basta retirar o cartão em um Posto de Atendimento da SPTrans.

Lembrando que os postos nos terminais da SPTrans funcionam das 6h às 19h, sete dias por semana, durante a fase emergencial do Plano São Paulo. É preciso apresentar um documento de identidade, com data de emissão de até dez anos, para retirar o cartão.

Já no caso dos estudantes, para obter o primeiro bilhete único é preciso pedir à escola para enviar seus dados para a SPTrans, depois é só consultar, solicitar ou renovar a carteira de identificação estudantil. 

É importante ressaltar que, a obtenção do primeiro bilhete único varia de acordo com o tipo de bilhete.

Como baixar o app Bilhete Único

Outro ponto positivo é que baixar o aplicativo Bilhete Único é muito fácil, tudo que você deve fazer é entrar na loja de aplicativos do seu (Android ou iOS). O próximo passo é instalar o aplicativo em seu telefone e começar a usar.

Com o aplicativo Bilhete Único Ponto Certo é possível carregar online seu Bilhete Único e colocar créditos em seu celular de forma rápida e simples e, o melhor, com muita segurança. 

Nesse app, você pode colocar créditos no bilhete único comum, diário, estudante, professor, mensal e celular pré-pago.

Como ver saldo Bilhete Único

Se você já tem um Bilhete Único e está com dúvidas sobre como consultar o saldo antes de pegar transporte, saiba que é muito fácil fazer isso. Você pode consultar pelo site SPTrans ou então através do aplicativo.

Pelo site SPTrans dá para conferir algumas informações sobre o Bilhete Único, como o saldo. Para isso, é só entrar no site e acessar a opção Consulte a Situação do seu Bilhete Único. Mas, para ter acesso a essas informações é necessário digitar o número do cartão ou o número do CPF.

A plataforma permite que o usuário confira online o tipo de cartão que tem, se é comum, estudante, idoso, vale-transporte ou outros, a validade e data de emissão, o status do Bilhete Único que pode ser ativo ou inativo. 

Saiba que se o cartão estiver inativo ele pode ter sido cancelado, bloqueado ou danificado. O site fornece informações sobre saldo, oferece soluções e redireciona o usuário às páginas correspondentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.