Boletim Online RJ – Consulta

Fim de ano e grande parte dos alunos estão preocupados com o boletim escolar.

Mas, o que antes era um pesadelo de se averiguar e muitas vezes era substituído por um quadro com os dizeres “aprovado” e “não aprovado”, se tornou mais fácil no Rio de Janeiro.

Assim como muitas outras escolas públicas, aos poucos a rede de ensino estadual vem se modernizando e criando portais online.

Além de facilitadores, esses portais promovem comodidade para alunos e professores no decorrer do ano letivo.

Seja em contabilização de frequência ou para tornar a sala de aula mais interativa, a internet uniu crianças e adolescentes num mesmo objetivo: aprendizado.

Com a criação de portais de educação, até mesmo familiares passaram a acompanhar a evolução e desempenho de seus filhos.

Com isso, ficou mais fácil o monitoramento e, de modo geral, todos se beneficiaram de maneira saudável e se envolveram mais ainda com a escola.

Mas, agora, estamos numa época de finalização e bem próxima a um possível recomeço: chegou a hora de analisar os boletins.

O que é o boletim escolar e qual a vantagem de ser online?

O boletim escolar é um documento que registra o desempenho do aluno em todas as provas importantes do ano.

Ele é constituído pela nota individual de provas escritas ou a somatória de notas por trabalhos menores, o que acontece com maior frequência na rede pública.

A cada dois ou três meses os professores se reúnem para mostrar notas de um mesmo aluno em diferentes disciplinas e criar uma média segundo um conselho de classe.

Normalmente, essa média e as notas individuais seriam lançadas impressas num quadro ou entregue diretamente ao aluno em uma folha menor.

A depender do caso, muitas vezes, inclusive, ele só é entregue a pais e responsáveis que, apenas ali, seriam capazes de questionar os resultados.

Mas, com a inclusão do boletim online, tudo muda e agora é possível intervir em qualquer fase do aprendizado.

Diferente do que se imagina, a nota só é lançada ao final e fazer ou não trabalhos enquanto a nota se modifica ou se constrói é praticamente impossível, por ser massante e cansativo ao professor, dado o número absurdo de alunos.

Dessa maneira, o que na verdade é possível com o boletim online é saber:

  • A frequência do aluno (se ele vai ou não, de fato, para a escola);
  • Notas lançadas (análise de onde ele foi melhor ou pior);
  • Consulta de histórico (se ele foi sempre assim ou algo o tornou assim); e
  • Praticidade: acesso por qualquer ponto eletrônico.

Ainda, o portal se divulga como algo intransferível e pessoal.

Isso quer dizer que, diferente da  exposição de antes para toda a escola, as notas passam a ser algo “mais íntimo” e visualizadas apenas pelo aluno e sua família.

Terão acesso somente as pessoas com o número de matrícula, data de nascimento, série/ano e nome completo do aluno.

Como faço a consulta online?

A consulta pode ser feita diretamente pelo site oficial do portal do aluno, criado pela Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ), clicando aqui.

Para ter acesso, é necessário ter em mãos o número de matrícula do aluno, série ou ano letivo, período de aula e data de nascimento, no mínimo.

Geralmente, o número de matrícula pode ser conseguido da secretaria ou coordenação da escola. Mas, os demais dados não são fornecidos e o número só pode ser dado a um familiar.

O número da matrícula trata-se de uma série de números únicos e intransferíveis do aluno. Se o plano é fazer a consulta apenas online daqui em diante, vai ser necessário decorar.

Ao acessar o site, insira as informações necessárias, digite o código na imagem e clique em “entrar”. Automaticamente o sistema abrirá uma página com todos os dados já lançados.

Em caso de impossibilidade de login ou erro, por qualquer que seja o motivo, pode ser necessário entrar em contato com SEEDUC-RJ.

Mas, primeiro, confira se os dados que inseriu foram digitados corretamente e, em seguida, entre em contato com a escola para confirmar os números que foram dados a você.

Um número a mais ou a menos faz uma tremenda diferença e pode até mesmo estar ligado a outra pessoa.

Na escola, espera-se que os funcionários te orientem e entrem em contato com o suporte técnico do portal para mais esclarecimentos.

Na dúvida, ligue para o (21) 2380-9055 durante os dias úteis entre as 8h e 17h.

Até quando eu posso consultar o boletim?

Geralmente, o boletim fica online somente durante as aulas no ano letivo. Passando disso, o portal começará a exibir a seguinte mensagem:

“Sistema indisponível das 0h do dia xx/12/20xx às 23h59 do dia 02/01/20xx devido ao fechamento do ano letivo”

É importante que se tenha em mente que o trabalho do portal é vinculado diretamente ao início e fechamento do ano letivo.

Isso acontece porque depois do fechamento das notas e posterior “provas de reposição/recuperação”, não são feitas mais alterações.

Para consultas fora dessa janela de tempo, será necessário entrar em contato com a escola ou ligar diretamente para a SEEDUC-RJ.

Deixe um comentário