Bilhete Único do Estudante – Como emitir

O bilhete único do estudante é um direito conquistado pelos estudantes brasileiros com o objetivo de facilitar a permanência estudantil nas instituições de ensino do país. Com o uso do cartão, o estudante tem direito ao desconto parcial (meia passagem) ou total (passe livre), válido em apenas alguns estados brasileiros, no transporte público. 

Vale ressaltar que, atualmente, o Brasil não conta com uma legislação válida para todos os estados para organizar a meia passagem. Ou seja, cada estado e município sanciona as regras para a meia passagem ou gratuidade dos estudantes. 

Continue lendo e saiba como fazer o bilhete único de estudante. 

Documentos para emitir o bilhete único do estudante

Como cada localidade possui regras específicas, é necessário que o estudante consulte a Secretaria de Transportes da sua região e se informe sobre o procedimento necessário para dar entrada em seu cartão de estudante. De modo geral, os documentos necessários são:

  • RG
  • CPF 
  • Comprovante de matrícula
  • Comprovante de residência 

O bilhete único para estudante pode ser feito presencial, em locais determinados pela secretaria de transporte ou, em algumas cidades, é disponibilizada a opção do cadastro online, sendo os cartões enviados diretamente para as escolas dos alunos solicitantes.

Passo a Passo bilhete único do estudante SP

Caso você precise solicitar a 1ª via do Bilhete Único Estudante, é possível fazer acessando o site da SPTrans ou nos canais de atendimento on-line desde que a instituição de ensino tenha enviado os dados de matrícula do aluno.

Para isso, cada usuário deve acompanhar se a instituição encaminhou sua matrícula, consultando o site da SPTrans.

Após a confirmação dos dados, o boleto é gerado no site da SPTrans e o pagamento pode ser feito na rede bancária ou lotéricas. O valor para revalidação é de sete tarifas básicas vigentes (R$30,80).

Não precisa imprimir o boleto, basta o número do código de barras para fazer o pagamento. Outra opção é o pagamento do valor de revalidação diretamente pelos aplicativos: Ponto Certo, Qiwi, Cittamobi e Banco do Brasil (para correntistas).

Após a compensação bancária, que pode levar até três dias úteis, o cartão é revalidado. Para recarregá-lo, encoste nas máquinas de autoatendimento localizadas nos Postos e estações de Metrô.

Quem tem direito ao benefício? 

É importante ressaltar que, na maioria dos estados, o direito a meia passagem é reservado a:

  • Estudantes devidamente matriculados e frequentando instituições de ensino públicas ou privadas de ensino fundamental, médio e superior.

Portanto, estudantes de mestrado, doutorado, cursos técnicos ou profissionalizantes possuem direito ao benefício em algumas cidades do país. No caso do Bilhete Único SP, em todas as situações citadas, os alunos são contemplados com a meia passagem. Já em Salvador, por exemplo, estudantes do curso técnico ou profissionalizante não possuem meia passagem. 

Lembrando que é importante consultar a Secretaria de Transportes da sua cidade e verificar as normas vigentes. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *