Auxílio Gás – Quem tem direito a receber o Auxílio?

Com o aumento constante dos combustíveis, diversos cidadãos brasileiros tiveram dificuldade para manter as suas rotinas diárias. Neste sentido, para a população carente, o Governo Federal lançou o Auxílio Gás, um auxílio para beneficiar pessoas que não podem comprar um botijão devido aos altos preços. 

Uma pesquisa do Mercado Mineiro apontou que, desde o começo do ano, o preço do botijão de gás variou 56% no Brasil. Neste sentido, a constante alta dos preços afetou principalmente as famílias mais pobres que, eventualmente, chegaram a usar gravetos para poder cozinhar. Assim, para contornar essa situação, o Governo Federal criou um sub-auxílio para anexar ao Auxílio Brasil.

Sendo assim, desde a sua criação, muitas dúvidas sobre o Vale Gás, ou Auxílio Gás, têm surgido. Isso porque nem todos sabem para qual público o benefício é concedido, nem mesmo o valor. Dessa forma, vamos te mostrar como funciona esse benefício e quais são os requisitos para solicitá-lo. Confira abaixo!

O que é o Auxílio Gás?

O Auxílio Gás é uma iniciativa do Governo Federal para assegurar que famílias de baixa renda possam comprar gás de cozinha normalmente. O benefício foi instituído em dezembro de 2021, sendo que a primeira parcela do auxílio foi depositada no mesmo mês. Assim, o valor depositado é referente a 100% do preço nacional do botijão de 13 kg.

Neste benefício, o pagamento é realizado bimestralmente, com um calendário organizado pelo último número do NIS de cada beneficiário, similar ao calendário do Auxílio Brasil. Para receber a quantidade, é necessário possuir uma conta na Caixa Econômica Federal, sendo que a consulta para saber se você foi aprovado no Auxílio Gás é feita no app da Caixa Tem.

O programa social Auxílio Gás é uma iniciativa do Ministério da Cidadania do Governo Federal. Desde a sua criação, o governo reforçou sua importância na compra do gás de cozinha por famílias em vulnerabilidade social. 

Dessa forma, inicialmente o benefício foi concedido aos inscritos no CadÚnico, como uma forma de assegurar que somente as pessoas em condições de baixa renda pudessem ter acesso. Paralelamente, vale citar que pessoas inscritas em outros benefícios, como o Auxílio Brasil, por exemplo, também podem receber o Auxílio Gás.

Além disso, famílias inscritas ou não no Cadúnico, que possuam um beneficiário que recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) também podem solicitar o benefício. Vale citar que as regras do programa visam incluir mulheres que sejam vítimas de violência doméstica.

Como se cadastrar no Auxílio Gás?

A princípio, é necessário pontuar que, assim como outros benefícios governamentais, não existe um cadastro específico para o Auxílio Gás. Isso porque é necessário que o beneficiário esteja inscrito em outros programas do governo para ter acesso ao valor. 

Dessa forma, para se cadastrar no Auxílio Gás, é necessário que o beneficiário tenha cadastro no CadÚnico. Para tal, é necessário que o responsável familiar compareça ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo, portando um comprovante de residência atualizado, e documentos pessoais dos membros familiares, como Certidão de Nascimento e Carteira de Identidade (RG).

Nesta etapa, é necessário solicitar o cadastro junto ao CadÚnico para saber se o benefício do Auxílio Gás será concedido. Assim, para solicitar tal benefício, é necessário fazer uma consulta para saber se você foi selecionado no programa.

Vale citar que, diferente do que muitos pensam, somente a inscrição no CadÚnico não é suficiente para receber o Auxílio Gás. Isso ocorre porque existem critérios específicos para cada programa, ou seja, nem sempre os beneficiários do Auxilio Brasil poderão receber o Auxílio Gás.

Como saber se fui aprovado no Auxílio Gás?

A maneira mais eficiente de saber se você foi aprovado no Auxílio Gás é através do número do CPF. Para isso, basta instalar o aplicativo do Auxilio Brasil, disponível para Android e iOS, e realizar a consulta. Através do app, o beneficiário terá acesso às informações sobre o Auxílio Gás, incluindo os requisitos para participar e o calendário de pagamento do benefício. 

Sendo assim, após instalar o aplicativo, basta realizar um rápido cadastro na plataforma, informando dados pessoais como nome completo, data de nascimento, CPF, nome da mãe e, por fim, cadastrar uma senha de acesso ao app.

Após entrar no aplicativo, digite o seu CPF no campo “consultar”, e você poderá conferir se foi aprovado na seleção do Auxílio Gás. Vale citar que existe outra forma de fazer a consulta, sendo através do aplicativo Caixa Tem. Para isso, basta instalar o aplicativo que está disponível para Android e iOS.

Assim, após entrar no aplicativo, acesse a aba “extrato”, para ter acesso se a sua solicitação foi aprovada ou não. Por outro lado, caso não consiga instalar o aplicativo, também é possível conferir a seleção através do Atendimento Caixa, através do número 111.

Qual é o calendário 

A princípio, vale citar que a primeira parcela do Auxílio Gás foi paga desde o primeiro mês do programa, em dezembro de 2021. No entanto, os beneficiários que foram aprovados posteriormente, deverão conferir o calendário de pagamentos, uma vez que o valor não é pago retroativamente. Em outras palavras, quem solicitou o benefício só poderá receber a partir do momento da sua aprovação.

Sendo assim, para acompanhar o novo calendário de pagamento do Auxílio Gás, basta acompanhar o calendário do Auxílio Brasil, divulgado pela Caixa Econômica Federal. Como os pagamentos são realizados pelo último número do NIS do beneficiário, é possível acessá-lo através do app do Auxilio Brasil.

Segundo o Governo Federal, a última parcela do Auxílio Gás deverá ser paga até o dia 23 de novembro. Sendo assim, confira o calendário de pagamento do Auxílio Gás:

Pagamento do Auxílio Gás 2022
Dígito final do NIS Data de pagamento
1 12/12
2 13/12
3 14/12
4 15/12
5 16/12
6 19/12
7 20/12
8 21/12
9 22/12
0 23/12

 

Por fim, vale citar que o valor do Auxílio Gás corresponde a 100% do valor do botijão de gás 13 kg, independente da sua região. Portanto, acesse a Caixa Tem o quanto antes para saber se o seu benefício foi aprovado!

Leia mais: Como Emitir 2 Via Certificado de Alistamento Militar

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *