Atestado de Bons Antecedentes – Como Tirar

Como tirar o atestado de bons antecedentes (também chamado de certidão de antecedentes criminais)? Essa é uma dúvida recorrente quando se precisa ter acesso ao atestado que informa se existe ou não registros dessa natureza em seu nome.

Essa certidão traz tranquilidade à sociedade, por informar a situação de cada cidadão perante os órgãos públicos, nos aspectos criminais. Não sabe como tirá-la? Continue lendo para entender as principais questões sobre o tema!

Como tirar atestado de bons antecedentes?

Hoje, é possível tirar a certidão de antecedentes criminais de forma online, acessando o site da Polícia Civil do seu Estado, na Polícia Federal ou comparecendo às unidades locais da PF no Brasil ou no exterior.

Como tirar atestado de bons antecedentes online

Como já mencionamos, para tirar a certidão de antecedentes criminais você deve acessar o site da Polícia Federal.

Para isso, é preciso preencher documentos e informações necessárias:

  • nome completo;
  • nome dos genitores;
  • nacionalidade;
  • naturalidade;
  • carteira de identidade e órgão expedidor;
  • número de passaporte, se houver;
  • data de nascimento;
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Preenchidos esses dados, a certidão é emitida de forma rápida, após ser marcado o “captcha” — teste automatizado para diferenciação entre computadores e humanos — e o botão “pesquisar”. 

Assim, você consegue verificar se há ou não decisões judiciais condenatórias com trânsito em julgado, abrindo sua certidão em arquivo PDF, que pode ser impressa ou salva.

Vale ressaltar que você não deve abreviar o seu nome completo e dos seus pais. Além disso, preste atenção ao preencher o número do passaporte, pois é preciso escrever os algarismos no campo “número de passaporte” e as letras na “série do passaporte”.

Como tirar o atestado pessoalmente?

Caso seja do interesse da pessoa ou quando o sistema de emissão avisar, o requerente da certidão de antecedentes criminais deve solicitá-la numa unidade da Polícia Federal. Logo, há uma análise humana sobre o caso, sendo feito um documento mais completo.

Tenha em mente que a solicitação pode ser feita pelo requerente ou por procurador com poderes específicos, apresentando cópias de documentos de identificação.

O requerimento é preenchido, impresso e assinado, seja pelo requerente ou pelo seu procurador, e é entregue junto à documentação comprobatória das informações. É importante dizer que a certidão vai ser emitida no prazo de 15 dias.

Objetivo do atestado de bons antecedentes

A certidão de antecedentes criminais serve para:

  • comprovar a idoneidade moral na nomeação de concursos ou empregos públicos;
  • obter vistos e passaportes;
  • realizar outros procedimentos e situações específicas em que seja necessário comprovar a sua condição junto aos órgãos públicos.

Validade da certidão de antecedentes criminais

É fácil saber se esse tipo de certidão é autêntico por meio do site da Polícia Federal — procurando a opção de validação e adicionando nome, número de certidão, hora e data da emissão. Marque o “captcha” e clique no botão “validar”. Ali é exibida a data limite de validade do atestado de antecedentes, que, normalmente, é de 90 dias.

Agora você já sabe como tirar certidão de antecedentes criminais, tanto no meio digital quanto físico, seguindo o passo a passo exibido aqui.

Gostou destas informações? Deixe o seu comentário.

Deixe um comentário