Alistamento Militar 2021 – Inscrições

As inscrições para o alistamento militar 2021 estão abertas. Os jovens brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos em 2021 devem se inscrever exclusivamente por meio do site de alistamento militar. A data final para o cadastro é 30 de junho.

Vale lembrar que o serviço militar é obrigatório e tem duração de um ano. Devem se apresentar: brasileiros, do sexo masculino, e que completem 18 anos de idade em 2021.

Continue lendo para saber como realizar o alistamento.

Como fazer o alistamento militar 2021?

Como já mencionamos, os jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2021 têm até o dia 30 de junho para realizar o alistamento militar, vale lembrar que não é necessário esperar o aniversário para fazer o alistamento. 

No dia 01 de janeiro teve início o prazo para efetuar o alistamento online. Para executar o procedimento, basta acessar o site oficial do alistamento.

Ao acessar o site, o jovem deve clicar na seção “Quero me alistar”, em seguida indicar em qual das seguintes situações se encontra:

  • Arrimo (é o único responsável pelo sustento da família);
  • Exterior (mora no exterior e não possui CPF);
  • Nome social (quer se alistar usando nome social);
  • Problema de saúde (é portador de necessidade especial física e aparente);
  • Alistamento militar (não se enquadra em nenhum dos itens anteriores).

Em seguida, deve informar o número do CPF e preencher um formulário com dados pessoais, como data de nascimento e nome completo da mãe. Após isso, o último passo é preencher o formulário de alistamento.

Quem não tiver acesso à internet ou caso não tenha CPF, deve comparecer à Junta de Serviço Militar munido de certidão de nascimento, carteira de identidade ou de motorista e o comprovante de residência.

É importante ressaltar que aquele que não se alistar, não poderá tirar passaporte, prestar exame para estabelecimento de ensino, tirar carteira de trabalho, ingressar no serviço público ou na iniciativa privada. Quem perder o prazo pode regularizar sua situação no próprio site de alistamento ou então comparecendo à Junta de Serviço Militar, porém o atraso implicará no pagamento de multa. 

No caso dos brasileiros naturalizados ou que optaram pela apresentação, o alistamento é feito dentro do prazo de 30 dias, a contar da data em que receberem o certificado de naturalização ou da assinatura do termo de opção.

Quem estiver com dúvidas, para mais informações, o telefone 61 3312-4283 funciona como central de atendimento.

Perdeu o prazo para o alistamento Militar 2021?

Quem perder os prazos deve ir à Junta de Serviço Militar mais próxima, deve pagar uma multa militar e realizar seu alistamento.

O Ministério da Defesa também informa que, além da multa, quem não se alista no prazo estará em débito com o Serviço Militar e não poderá:

  • obter passaporte ou prorrogação de sua validade;
  • ingressar como funcionário, empregado ou associado em – instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada;
  • assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios;
  • prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino;
  • obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão;
  • inscrever-se em concurso público;
  • exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação;
  • receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios.

Sendo assim, é fundamental estar regularizado com o exército.

Dispensa do Serviço Militar

Já para aqueles que foram dispensados, devem levar os seguintes documentos à junta militar:

  • documento oficial com fotografia (carteira de identidade; carteira de trabalho; carteira profissional; passaporte; carteira de identificação funcional; ou outro documento público que permita a identificação); e
  • comprovante de residência.

Tenha em mente que o dispensado deverá participar da cerimônia cívica de Juramento à Bandeira e receber o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

O que é serviço militar?

Período em que o brasileiro recebe treinamento em Organização Militar (quartel) da Marinha, Exército ou Aeronáutica visando à defesa da Pátria.

Ou seja, o serviço militar é a formação e treinamento militar obrigatórios de cidadãos designados pelo Estado, ou os alistados voluntariamente. No Brasil, todos os homens, aos concluírem 18 anos, são obrigados ao alistamento militar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.