SPTrans Estudante – Bilhete Único

SPTrans Estudante – Bilhete Único

Alunos de escolas públicas e particulares da cidade de São Paulo têm direito à gratuidade ou à meia tarifa no transporte público. Mas para tanto, precisam utilizar o Bilhete Único Estudante, emitido pela SPTrans, que serve para identificar quem possui tal benefício.

gratuidade transporte público
SPTrans Estudante – Bilhete Único (Foto: Freepik)

Com o cartão SPTrans Estudante, você pode se deslocar pela capital paulista e região utilizando ônibus, metrô e CPTM com custos reduzidos ou de graça, dependendo da modalidade do Bilhete Único à qual tem direito.

Como funciona esse benefício? Quem pode usufruir dele? Onde solicitar o cartão? Confira as respostas para estas e outras perguntas a seguir!

Como funciona

O Bilhete Único Estudante é um cartão que facilita o acesso ao serviço de transporte coletivo público, atendendo aos estudantes de escolas públicas e privadas da maior cidade do Brasil. A versão para alunos é uma das oferecidas pela empresa que gerencia o sistema de transporte público na capital paulista.

Há duas modalidades do Bilhete Único SPTrans Estudante:

  • Bilhete Único de Estudante Meia Tarifa: oferece 50% de desconto sobre as tarifas básicas vigentes para o usuário comum.
  • Bilhete Único de Estudante com gratuidade: concede redução de até 100% sobre as tarifas básicas, ou seja, passe livre, por meio de cotas de viagens.

Com o cartão em mãos, o estudante precisa apenas aproximá-lo do validador, na catraca do ônibus, para usar o benefício. No caso do passe livre estudantil SPTrans, ele fará a viagem gratuitamente, mas se ele possuir direito à meia tarifa pagará 50% do valor da passagem, descontados dos créditos inseridos no cartão.

transporte gratuito estudantes
Estudantes das redes pública e privada têm acesso ao benefício (Foto: Freepik)

Quem tem direito

Quem tem direito ao Bilhete Único Estudante em São Paulo? O benefício é concedido aos alunos dos ensinos fundamental, médio, técnico, profissionalizante, superior e tecnológico, matriculados na rede pública municipal, estadual e federal.

Estudantes da rede privada também podem solicitar o passe livre ou a meia tarifa, desde que sejam beneficiários de programas sociais do governo, como Prouni, FIES e Escola da Família, entre outros.

Além disso, os interessados devem comprovar residência na cidade de São Paulo e estarem matriculados em cursos presenciais nos quais a distância entre a escola e a casa não seja inferior a 1 km.

Há ainda outros requisitos para a gratuidade: a renda familiar mensal, que deve ser de até um salário mínimo e meio por pessoa, e possuir registro no CadÚnico.

Como solicitar

Possui os requisitos para fazer o Bilhete Único SPTrans Estudante? Siga os passos para solicitá-lo:

  • Acesse o site de cadastro do Bilhete Único e clique em “Iniciar Cadastro”;
  • Preencha a ficha de inscrição e concorde com o Termo de Aceite;
  • Aguarde o envio dos dados de matrícula pela sua escola à SPTrans;
  • Acompanhe a confirmação da sua inscrição na página de cadastro;
  • Pague o boleto de ativação do benefício, emitido no site (menu “Estudante” e depois “Solicitação do Benefício”);
  • Retire o cartão do Bilhete Único na sua instituição de ensino.
cadastro bilhete único estudante
Página de solicitação do cartão Bilhete Único (Foto: Reprodução SPTrans)

Lembrete importante: os interessados em solicitar o passe livre estudantil SPTrans que não têm CadÚnico devem fazer o registro antes de pedir o cartão. Basta procurar a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e efetuar o cadastro (agende o atendimento no site do órgão).

Consultar saldo e comprar créditos

A consulta de saldo do Bilhete Único Estudante SPTrans pode ser feita por meio do aplicativo Ponto Certo, que roda no Android e no iOS, e também nos postos de atendimento SPTrans.

Já a compra de créditos está disponível na loja virtual da SPTrans, postos de venda e nos apps conveniados.

Tem dúvidas sobre o Bilhete Único SPTrans Estudante? Basta acessar o site http://estudante.sptrans.com.br/ ou entrar em contato com a Prefeitura de São Paulo pelo telefone 156.

Deixe um comentário