Qualifica Recife – Inscrições

Qualifica Recife 2022 cursos gratuitos é a oportunidade que muitas pessoas precisam para poder adquirir conhecimento e qualificação profissional. Esses dois fatores são muito cobrados pelo mercado de trabalho e com certeza é um diferencial no currículo de muitos profissionais. 

Continue lendo para entender como concorrer a essa oportunidade.

O que é Qualifica Recife?

Tenha em mente que trata-se de um programa que oferece cursos gratuitos. Essa é uma iniciativa da prefeitura do Recife juntamente com a Secretaria da Juventude para qualificação profissional. 

A estimativa é que o programa abra inscrições para 2022 o quanto antes, disponibilizando vagas para cursos profissionalizantes. Porém, ainda não sabemos se o programa vai abrir inscrições no meio do ano, isso vai depender das turmas que serão abertas.

Na última seleção, o programa disponibilizou 3000 vagas em 52 cursos gratuitos para que as pessoas pudessem obter o conhecimento que precisam. 

Lembrando que os cursos são totalmente gratuitos e o aluno não terá nenhum custo para poder fazer, compensa muito e é uma oportunidade diferenciada na vida de quem deseja conquistar um espaço no mercado de trabalho.

Além disso, os cursos gratuitos Qualifica Recife 2022 são distribuídos em várias áreas, citamos abaixo quais são elas para que você tenha conhecimento sobre quais são as oportunidades que estarão disponíveis para você concorrer:

  • Indústria;
  • Construção civil;
  • Higiene e beleza;
  • Vestuário;
  • Artes;
  • Idiomas;
  • Alimentação;
  • Saúde;
  • Administração.

Por serem oportunidades excelentes e muito concorridas, você precisa garantir a sua vaga o quanto antes para poder iniciar o seu curso. A duração dele varia de acordo com o curso escolhido, não se preocupe porque você poderá tirar todas as suas dúvidas quando for realizar a sua matrícula.

Inscrição Qualifica Recife 2022

Como já mencionamos, a inscrição cursos gratuitos Qualifica Recife 2022 é feita exclusivamente pela internet, basta acessar o site oficial (clique aqui). 

Faça sua inscrição dentro do prazo estabelecido para tal. É sempre muito importante não perder os prazos porque depois não tem como fazer, somente quando as inscrições abrirem novamente. 

Para saber sobre quais são os critérios de seleção é interessante analisar o edital e conferir todas as informações presentes nesse documento, lá é possível conferir os detalhes de saber se você preenche os êxitos necessários para poder ocupar a vaga. O edital abre conforme a abertura do processo de inscrição.

Requisitos para concorrer curso do Qualifica

Os cursos do programa Qualifica são praticamente voltados para todos os cidadãos de Recife com idade a partir de 14 anos, claro, os cursos básicos, pois há cursos que já pedem uma idade mais avançada (16 ou 18 anos) e/ou conhecimento na área.

Os cursos que exigem idade a partir de 18 anos são de áreas profissionais que necessitam de atuação de adultos. Por isso os cursos devem ser feitos por adulto, como por exemplo  curso de logística, balconista, mecânico, corte e costura. Os que pedem idade mínima de 14 anos são os cursos de artesanato, informática e quase todos os cursos de idiomas.

A escolaridade varia de acordo com o curso. Nível mínimo é o fundamental I (do 1º ao 5º ano), essa é a escolaridade mais baixa que o candidato pode ter, mas dependendo do curso que for disputar vaga, precisa ter o ensino fundamental ou o médio completo.

Não podem participar: pessoas que já estão fazendo curso em e escola que oferece curso do programa e pessoas que já participaram de um dos cursos mas abandonou o mesmo sem justificativa há um ano. Medidas tomadas pela prefeitura para que a pessoa faça um curso de cada vez e para que as vagas não sejam desperdiçadas sem motivo.

Gostou das dicas? Deixe o seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.