Provas Anteriores do Encceja para Estudar

Você vai fazer o Encceja 2022 (Exame Nacional para Certificações de Competências de Jovens e Adultos)? Então saiba que é possível se preparar melhor estudando as provas anteriores do Encceja, que estão disponíveis para todos que quiserem conferir o modelo de provas do Inep, separado por área do conhecimento, para a conclusão do ensino fundamental e médio.

Continue lendo para saber como estudar usando as provas anteriores.

Provas anteriores do Encceja: onde encontrar

Vale ressaltar que no seu site oficial, o Inep disponibiliza as provas do Encceja aplicadas desde 2017. Lembrando que em 2021 não teve Encceja devido aos problemas causados pela pandemia de Covid-19. Por sua vez, os Encceja de 2006 a 2015 não têm provas para consulta, apenas gabaritos.

Dessa forma, a prova mais recente é a do Encceja 2020. Uma dica é observar o estilo de prova de cada ano e ver se há um padrão adotado em cada área do conhecimento. A partir daí, fica mais fácil saber em que conteúdo você deve concentrar mais nos estudos. 

Porém, o segredo para se sair bem em qualquer prova é saber interpretar. Isso vale para todos os tipos de prova. Além disso, várias provas costumam ser elaboradas com gráficos. Ou seja, você deve saber interpretar gráficos para poder responder questões. Outro ponto importante é conhecer o mapa do Brasil. 

Por fim, tenha em mente que na prova caem muitas questões relacionadas com o nosso cotidiano.

Tipos de prova do Encceja

Encceja ensino fundamental de 2020

Ensino fundamental – Aplicação regular – Ciências naturais; Matemática; Língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes e educação física; História e geografia.

Encceja ensino médio de 2020

Ensino médio – Aplicação regular – Matemática e suas tecnologias; Linguagens, códigos e suas tecnologias; Ciências humanas e suas tecnologias.

Confira as provas aqui

PROVAS ENCCEJA 2022

O exame do Encceja 2022 será aplicado em todo o Brasil em 28 de agosto.

As Inscrições Encceja 2022 podem ser feitas até 04 de junho 2022, acessando o site.

Encceja 2022

Tenha em mente que o Encceja é ideal para quem busca dinamismo na formação, mais oportunidade de trabalho com posse de um diploma e ainda receber crédito por ter terminado os estudos tanto na educação fundamental, como no ensino médio.

A média de brasileiros que não frequentam a escola só aumenta, e foi com o objetivo de combater esse dado que o governo decidiu lançar um programa educacional que beneficia a vida de jovens e adultos que sonham em ter um diploma de conclusão de curso.

Esse sonho ficou mais perto de se tornar realidade quando o governo lançou o Encceja ( Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), em 2002.

Desde seu lançamento, ele tem feito com que milhares de jovens e adultos, através de uma prova anual, conquistem o certificado de conclusão e assim possam dar continuidade a novos objetivos na vida. 

Caso você tenha interesse em participar do programa fique atento ao Cronograma Encceja.

Quem pode realizar o exame?

Quer participar do Encceja? Basta estar dentro dos itens abaixo:

  • Para certificar-se do Ensino Fundamental é preciso ter no mínimo 15 anos completos na data da prova;
  • Já para tirar o certificado do Ensino Médio é preciso ter no mínimo 18 anos completos na data da prova;
  • Possuir CPF, Cadastro da Pessoa Física, em seu nome.

Vai se inscrever para a prova? Deixe o seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.