Matrícula Escolar 2021 – Como fazer online

Com o fim de ano chegando, além de presentes de natal e roupas de ano novo, agora há a preocupação da matrícula escolar em 2021.

É justamente nessa época do ano que algumas instituições oferecem descontos de antecedência à matrícula de fato e negociam o ano letivo com os pais, com valores mais atrativos.

Mas será que existe um jeito de fazer isso sem sair de casa, ainda mais em tempos de pandemia? A tecnologia pode ter chegado às escolas e agora não há necessidade de realizar a matrícula presencial? Continue lendo para conferir.

Resultado de imagem para escola

A matrícula escolar ainda é um bicho de 7 cabeças?

Não muito tempo atrás, alguns pais precisavam passar a noite na porta da escola, na véspera de abertura das matrículas.

Com unhas e dentes, nas escolas estaduais alguns pais sempre disputaram o direito de poder matricular seus filhos numa instituição de ensino que os mantivesse fora de problemas e os ensinasse alguma coisa de fato.

No entanto, com o tempo as escolas particulares começaram a ganhar espaço devido à comodidade, competência e comprometimento dos docentes em relação aos discentes.

Não entrando no mérito de escolas estaduais ou particulares, o que é preciso deixar clara é a praticidade na matrícula das crianças.

Enquanto antes muitos se machucavam ou perdiam um dia de trabalho no processo, outros simplesmente visitavam algumas instituições e finalizavam o ato da matrícula ali mesmo, em menos de 10 minutos.

É claro. Sem dúvidas a quantidade de vagas e infra-estrutura devem ser levadas em consideração para essa possibilidade.

Mas será que evoluímos o suficiente para ser como a Coreia e deixar as filas pra trás? Matrículas direto do computador? Bom… é possível.

Pré-matrícula e Matrícula Escolar

A Secretaria da Educação, buscando diminuir problemas e dor de cabeça, implementou um novo sistema: pré-matrículas diretamente no site (isto é, demonstração de interesse) e matrículas no site confirmadas com encontros presenciais.

Confirmação das vagas, tanto para matrícula inicial quanto para rematrícula da Rede Estadual do Paraná, será on-line e seguirá até 18 de dezembro. O processo, que mobilizará pais e responsáveis de cerca de um milhão de estudantes, é orientado pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR) em parceria com os Núcleos Regionais de Educação (NREs), Secretarias Municipais de Educação e instituições de ensino.

Lembrando que a confirmação das vagas escolares de estudantes da rede estadual deverá ser feita on-line, na Área do Aluno — uma plataforma da Seed para consulta ao boletim escolar, emissão de declaração de matrícula, solicitação do histórico escolar e atualização cadastral. A Área do Aluno pode ser acessada clicando aqui.

Estados Pré Matrícula Municipal e Estadual

Com o uso da tecnologia a favor da educação, os estados encontraram uma forma menos burocrática e prática para que você garanta a vaga na escola pretendida. Conheça alguns dos estados Pré Matrícula 2021 Municipal e Estadual!

É importante que você fique atento ao portal oficial da Secretaria de Educação do seu estado!

Requisitos para Pré Matrícula

Atualmente estar bem informado é essencial, por isso você precisa conhecer as regras Pré Matrícula! As regras servem tanto para quem deseja uma vaga na escola municipal ou estadual de ensino.

Saiba quai são as regras para a matrícula fácil 2021:

  • Menores de 18 (Dezoito) anos de idade não poderão fazer sua Pré Matrícula no site, quem deverá fazer é os pais ou responsável pelo aluno;
  • Só podem fazer o processo quem vai ingressar no ensino público;
  • Alunos que farão transferência também poderão fazer a Pré Matricula.

Escolas particulares também fazem matrícula online?

Dificilmente. Por já serem cômodas de natureza, geralmente essas instituições dão preferência a pagamentos em espécie na própria instituição e conversa pessoal 1 pra 1.

É possível que uma ou outra em cada região possa se sobressair nesse aspecto, mas, não é via de regra. Diferentemente das instituições públicas, as privadas não possuem um núcleo organizacional e são praticamente consideradas ilhas.

Isso quer dizer que não há uniformidade na qualidade ofertada às crianças de escola para escola, muito menos rigidez e comprometimento. Como não há órgão fiscalizador – mesmo que falho nas entidades públicas, mas, presente – cada instituição administra como bem entende.

Por isso, é muito importante ver se a instituição já tem um nome, conhecer os ambientes e professores, bem como procurar relatos prévios sobre o tipo de postura que é adotada na instituição.

Em relação à matrícula, algumas instituições preferem contratos, outras carnês de mensalidade e vínculo supérfluo por contato boca a boca ou, ainda, a entrega de recibos e acompanhamento de boletins junto à Secretaria da Educação.

Dessa forma, vale ressaltar que não é possível esperar o mesmo de uma instituição em relação às outras, devido a falta de uniformidade.

Ainda assim, existem programas que tentam uni-las de maneira uniforme como o FIES ou o Pravaler para as instituições privadas de nível superior e o PRONATEC, para ensino médio-técnico.

Outra que pode se destacar com facilidade é a Educa+Brasil. Através dela é possível filtrar escolas em diferentes níveis de atuação e localidade com descontos acessíveis. Fazendo sua pré-inscrição por lá, não sendo uma instituição de ensino superior (por causa do vestibular), sua vaga já é praticamente garantida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.