Jovem Aprendiz 2022 – Como encontrar as melhores vagas

Você está em busca do primeiro emprego? Jovens entre 14 e 24 anos podem recorrer às vagas de jovem aprendiz 2022. Entrar no programa permite a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que lhes possibilita ganhar experiência para compor um currículo interessante.

Se interessou? Para saber mais sobre como funciona o programa de Jovem Aprendiz 2022, e também descobrir como e onde se inscrever para concorrer a uma das vagas, continue lendo este artigo completo que preparamos para você.

O que é Jovem Aprendiz 2022?

Primeiro, você deve saber que a legislação brasileira não permite qualquer tipo de trabalho para menores de dezesseis anos de idade. Mas, como mencionamos, jovens entre 14 e 18 anos podem trabalhar, mas apenas como “menor aprendiz”.

Todo o programa de Jovem Aprendiz foi baseado na Lei nº 10.097, sancionada em 2020 pelo então presidente da república, Fernando Henrique Cardoso.

Essa Lei diz que empresas de médio e grande porte precisam ter em seu quadro de funcionários jovens com idade entre 14 e 24 anos, na categoria de menor aprendiz. É importante ressaltar que a contratação não é vitalícia, mas contratual. Normalmente, o contrato tem duração de até dois anos.

Na empresa, o jovem realiza serviços para o empregador, enquanto o empregador oferece possibilidade de aprendizado e desenvolvimento de suas habilidades profissionais. O objetivo principal é sempre facilitar a inserção do menor aprendiz no mercado de trabalho posteriormente.

É importante destacar que, normalmente, o programa de jovem aprendiz é dividido em dois módulos. No primeiro, o jovem aprende com a vivência no ambiente de trabalho, tendo a supervisão de um orientador interno da empresa.

Já no segundo módulo, de aprendizagem profissional metódica, oferecido por alguma instituição de ensino profissional. 

Requisitos Jovem Aprendiz 2022

Agora você já sabe que as vagas de Jovem Aprendiz são destinadas para jovens entre 14 e 24 anos incompletos, que estejam cursando o ensino fundamental e médio ou já tenham concluído o ensino médio.

Vale destacar que para se inscrever é necessário ser estudante de escola pública, sendo obrigatório ao candidato estar devidamente matriculado na escola. Assim que o estudante entra em uma universidade, seja pela nota do Enem ou vestibular comum, ele não pode continuar no cargo em que se encontra.

Empresas buscam jovens que estão em busca de sua primeira oportunidade de trabalho. Além disso, outros diferenciais são: ser prestativo, comprometido e estar disposto a vestir a camisa da empresa.

Como se inscrever para o Jovem Aprendiz 2022?

Em relação à inscrição para vagas de Jovem Aprendiz, não há segredo nem mistério: é preciso encontrar uma agência que esteja divulgando vagas desta modalidade. Por isso, a forma de inscrição, os tipos de vagas, os pré-requisitos extras dependerão da agência em questão.

Algumas das principais agências para que você busque uma vaga de jovem aprendiz, são  CIEEIELISBET,  ABRE, que são portais responsáveis pela divulgação de vagas, cadastro de currículos, encaminhamento de candidatos para empresas e por fim, o gerenciamento de contrato de aprendizagem.

Para aumentar suas chances de conseguir uma vaga de Jovem Aprendiz, recomendamos que você se inscreva em várias agências ao mesmo tempo.  Entre em contato com todas as opções e comece a buscar por vagas que melhor se adequam aos seus objetivos profissionais.

Há também algumas empresas de grande porte que possuem programas próprios, destinados à contratação de jovens aprendizes. Algumas das principais são as seguintes:

  •  Correios,
  •  Itaú,
  •  Caixa,
  •  Bradesco,
  •  Banco do Brasil,
  •  Santander.

Jornada de trabalho Jovem Aprendiz 2022

Por fim, é importante entender que a jornada de trabalho de um jovem aprendiz não é igual a de um trabalhador regular.

Caso o jovem aprendiz ainda esteja cursando o ensino fundamental ou médio, a jornada de trabalho precisa ser de no máximo 6 horas diárias, não podendo ultrapassar este limite.

Porém, caso ele já tenha concluído o ensino médio, a jornada pode ser prorrogada para 8 horas diárias.

Gostou das dicas? Deixe o seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.