Inscrição CPF Online – Como Emitir?

Quer entendercomo fazer inscrição CPF Online? Em suma, estar com o CPF regularizado é uma necessidade para ter acesso a programas do governo. Por exemplo, o Auxílio Emergencial. Assim, a Receita Federal deixa que o processo para regularizar o CPF seja realizado via internet caso o contribuinte não possua pendências com o órgão. 

Então, continue lendo para saber quem pode e como regularizar o seu CPF através da internet.

Inscrição CPF Online: Quem pode regularizar o CPF pela internet?

Antes de mais nada, é importante ressaltar que a regularização via internet acontece somente nos casos em que situação cadastral é dada como “suspensa” e o cidadão não esteja obrigado a entregar a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física nos últimos cinco anos ou não possua quaisquer pendências de declaração.

Isso porque pode acontecer do CPF estar suspenso quando existem divergências no cadastro da Receita Federal, seja devido a alguma mudança de endereço ou de nome (para caso de casamento ou separação).

Sendo assim, tenha em mente que o pedido pode ser realizado por pessoas maiores de 16 anos. Por sua vez, para menores de 16 anos, a regularização preciso ser feita pelos pais, tutores, curadores ou então responsáveis pela guarda judicial.

Como regularizar o CPF pela internet

No geral, uma das grandes vantagens é que este procedimento pode ser realizado tanto pelo computador ou ainda pelo celular, usando o aplicativo Pessoa Física (Android / iPhone).

Portanto, caso você deseje regularizar o CPF pelo computador, veja agora o passo a passo:

  • Acesse o site;
  • Então, preencha os dados solicitados para atualizar todas as informações cadastrais na Receita Federal.

Para regularizar usando o app Pessoa Física:

  • Comece abrindo o aplicativo Pessoa Física e toque na opção “Serviços CPF”;
  • Depois clique no item “Regularização de suspensos”;
  • Siga as instruções para poder atualizar os seus dados cadastrais.
  • Em alguns casos, pode ser preciso comparecer a uma unidade da Receita Federal para terminar a regularização. No entanto, contribuinte é informado, caso precise, durante o procedimento acima. Lembrando que o prazo de comparecimento é de 90 dias.

Afinal, o que é CPF ativo?

Em suma, se você ainda não entende, o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) é um banco de dados gerenciados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil – RFB, que é responsável por armazenar informações cadastrais de contribuintes obrigados à inscrição no CPF, ou ainda de cidadãos que fizeram a inscrição voluntariamente.

Ou seja, o CPF ativo é quando a sua situação está em dia na Receita Federal, indicando que não existe qualquer pendência. Como já mencionamos, a consulta para entender qual é a situação do CPF pode ser feita de forma rápida e simples acessando o site da Receita Federal.

Como saber minha situação atual do CPF?

Após fazer a consulta de maneira rápida e fácil pela internet, acessando o site da Receita Federal, o sistema vai informar qual a situação cadastral na qual se encontra seu CPF. Ao todo, são seis tipos de situações possíveis:

  • REGULAR: não existe qualquer nenhuma pendência no cadastro do contribuinte.
  • PENDENTE DE REGULARIZAÇÃO: o contribuinte não entregou alguma Declaração do Imposto Renda da Pessoa Física (DIRPF) nos últimos cinco anos.
  • SUSPENSA: o cadastro desse contribuinte está incorreto ou então incompleto.
  • CANCELADA: CPF foi cancelado devido a multiplicidade, por causa da decisão administrativa ou judicial.
  • TITULAR FALECIDO: quando ele foi incluído ao ano de óbito.
  • NULA: foi constatada qualquer fraude na inscrição e então o CPF foi anulado.

Então, o que achou sobre a inscrição CPF online? Deixe nos comentários.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *