Folha de Pagamento SP – Demonstrativo: Como Acessar?

A Procuradoria-Geral de Justiça passou a disponibilizar o Demonstrativo da Folha de Pagamento SP para consulta online dos membros e servidores, ativos, inativos e pensionistas do Ministério Público de São Paulo.

Com a implantação desse sistema, se tornou possível consultar na internet todos os Demonstrativos de Pagamento, emitidos a partir do mês de abril de 2011. Além do Demonstrativo de Pagamento, o sistema permite, ainda, a consulta do Comprovante Anual de Rendimentos, para fins de Declaração de Imposto de Renda.

Continue lendo para saber mais sobre a folha de pagamento SP e como consultá-la.

O que é demonstrativo de pagamento?

Trata-se de um documento que indica o salário bruto e dados do trabalhador.  

É composto também por acréscimos, como é o caso das horas extras. Além de deduções, como adiantamentos, convênio médico, imposto de renda, INSS, vale alimentação, transporte e previdência privada. 

No demonstrativo de pagamento também é possível encontrar a especificação do salário, ou seja, qual é o total líquido a receber.

Como consultar a folha de pagamento SP?

Como já mencionamos, o portal da Internet do Instituto de Previdência do Estado de São Paulo (Ipesp) oferece os demonstrativos de pagamento das carteiras de previdência dos advogados, das serventias não-oficializadas da Justiça do Estado e dos servidores públicos municipais.

O acesso pode ser feito no site, clicando em link demonstrativo de pagamento. Ou, se preferir, diretamente no endereço eletrônico do portal do governo do Estado de São Paulo.

Por fim, é possível conseguir outras informações através dos telefones de atendimento Ipesp (11) 6902-6909 e 4002-7738.

Passo a Passo

Para realizar a consulta, é necessário digitar uma senha. Tenha em mente que o cadastramento de senha será realizado pelo próprio usuário, usando a informação do RS (Registro do Sistema) para servidores ativos/inativos e do RB (Registro do Beneficiário) para beneficiários de pensão alimentícia, CPF, RG, data de nascimento e caracteres apresentados na tela.

Depois, para realizar a consulta online, vá até a página: http://www.e-folha.sp.gov.br/  e escolha “Demonstrativo de Pagto” no menu. Selecione em seguida “Ministério Público”, 

Tenha em mente que servidores ativos e inativos da administração centralizada do Estado de São Paulo poderão consultar seu Demonstrativo de Pagamento (a partir de jan/1993) e o Comprovante de Rendimentos para a declaração de I.R. pela Internet. Consulta disponível também para os Beneficiários de Pensão Alimentícia.

Importância do demonstrativo da folha de pagamento SP

Há muitos motivos que fazem o demonstrativo da folha de pagamento SP ser importante. Entre os trabalhadores, o demonstrativo é fundamental para avaliar os registros financeiros que foram gerados no mês. 

Além disso, ele serve como comprovante de renda para a abertura de crediários e financiamentos, por exemplo. É, ainda, uma garantia de que o valor indicado no demonstrativo foi o mesmo depositado na conta pessoal.

Já para as empresas, o demonstrativo de pagamento comprova que estão sendo cumpridas todas as obrigações fiscais e trabalhistas. Segundo o artigo 464 da CLT, o salário dos trabalhadores deve ser acompanhado de um recibo, assinado pelo empregado. Caso o funcionário seja analfabeto, a comprovação será feita mediante sua impressão digital.

Outro fator positivo é que essa é uma forma da empresa realizar o controle de gastos. Por este motivo, este documento é gerado em duas vias, uma para arquivo da empresa e outra para o funcionário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.