CRLV Digital 2022 – Como emitir

Oferecendo cada vez mais soluções digitais, o Detran SP investe em tecnologia para facilitar a vida do cidadão. Desde maio de 2020, o licenciamento de veículos passou a ser 100% digital. Ou seja, o motorista não precisa mais sair de casa e ir até uma unidade de atendimento Detran SP ou Poupatempo para emitir o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo – CRLV Digital, documento obrigatório que permite a circulação do veículo.

Essa mudança atende à Deliberação nº180/19 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estabeleceu a mudança do CRLV em papel para a via eletrônica, chamada de CRLV-e. Com a mesma validade jurídica da versão impressa, o CRLV Digital irá beneficiar mais de 30 milhões de proprietários de veículos do Estado São Paulo.

Agora o processo para solicitar o documento do veículo ficou mais ágil e prático. Continue lendo para saber como solicitar o seu.

Documento Digital Detran

Tenha em mente que o documento pode ser salvo no próprio celular ou impresso em casa, com impressora comum, no papel A4, em tinta preta, em página única.

Além disso, como já dissemos, é importante destacar que o licenciamento anual é um procedimento obrigatório que autoriza a circulação do veículo em vias públicas. Portanto, a falta de licenciamento é uma infração de trânsito prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Por fim, o pagamento para qualquer final de placa pode ser feito a partir de abril e até o último dia útil do mês referente ao número final da placa.

Como emitir a sua CRLV Digital?

Quer saber como baixar? Emitir o CRLV-e é um processo totalmente online e não é necessário que o motorista compareça a uma unidade do Detran para obter o documento digital. Siga os passos:

  1. Acesse o portal do Detran ou baixe o aplicativo “CDT – Carteira Digital de Trânsito” (Android/ iOS)
  2. Realize o seu cadastro pessoal;

Caso o motorista deseje baixar o CRLV Digital pelo aplicativo CDT, será necessário realizar o cadastro na plataforma gov.br. Já pelo portal do Detran, o proprietário deve acessar seu perfil pessoal. Nos dois cadastros, serão requisitados CPF e senha.

  1. Acesse a aba de “Veículos”;

Pelo aplicativo “CDT”, clique em “Veículos”, que fica no menu principal.Depois, acesse “Licenciamento Digital (CRLV-e)”.

  1. Informe o Renavam e o código de segurança do CRV para adicionar o CRLV Digital;

Para isso, é fundamental que o motorista já tenha licenciado seu veículo em 2020. O licenciamento atrasado ou pendência de débitos impossibilita o download do CRLV Digital.

Com o Renavam e o código de segurança do CRV em mãos, o condutor deve cadastrar seu CRLV Digital pelo aplicativo “CDT” ou portal do Detran. Você encontra esses dois números em documentos diferentes. O Renavam fica no CRLV, já o código de segurança está no CRV do carro.

Saiba que o portal do Detran não solicita o código de segurança do CRV para realizar o download do CRLV Digital. Dessa forma, o motorista consegue baixar e imprimir o documento apenas com o Renavam, placa do veículo, número de telefone e o código enviado por SMS.

  1. Faça o download ou imprima o CRLV Digital.

Após inserir o Renavam e o código de segurança do CRV, o CRLV Digital fica disponível para consulta e download pelo aplicativo “CDT”. Basta o motorista acessar o app para visualizar o documento, que também fica disponível mesmo sem internet.

Número de segurança do CRV

O número de segurança do CRV (Certificado de Registro do Veículo) não está disponível no CRLV. Ele fica localizado na parte superior direita do CRV, antigo DUT (Documento Único de Transferência).

Gostou das dicas? Deixe o seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.