Consultar Pontos da CNH Grátis

Após a retirada da Carteira de Habilitação você pode consultar pontos da CNH Grátis e saber se recebeu multa através do aplicativo e site do Departamento de Trânsito do estado onde reside. Caso a carteira tenha o formato digital o aplicativo do Departamento de Trânsito Nacional (DETRAN) utilizado para baixar o formato digital também permite a consulta da pontuação. 

Continue lendo para saber mais.

O Governador de São Paulo, recebe a deputada venezueana Maria Corina Machado no Palácio dos Bandeirantes. Data: 04/042014. Local: São Paulo/SP.
Foto: Alexandre Moreira/A2IMG

Como consultar pontos da CNH Grátis? 

Para saber a pontuação do motorista e consultar infrações de trânsito, os Departamentos de Trânsito Estaduais oferecem aplicativos e o site oficial. Além disso, a consulta dos pontos da carteira também é informada via correio caso o motorista tenha cometido alguma infração ele receberá uma correspondência informando o tipo de infração e pontuação. 

O site do DETRAN do seu estado oferece a melhor interface para consulta de pontuação, já que o condutor do veículo ou proprietário poderá realizar dois tipos de consulta : “Veículo” ou “CNH”. Caso o veículo esteja no nome do condutor do automóvel é possível pedir consulta de pontuação da CNH. 

Tenha em mente que na consulta de CNH o motorista tem acesso apenas a pontuação. Sendo assim, qualquer motorista por meio do aplicativo do Departamento de Trânsito Estadual ou por meio do site, clique ou deslize sobre o menu CNH- Habilitação, no site role a página e escolha a opção Pontos da CNH. 

Como Consultar Pontos da CNH Grátis no Aplicativo do DETRAN Nacional? 

Vale ressaltar que o Governo do Brasil lançou o aplicativo da CNH Digital (iOS/ Android). No aplicativo é possível simular diversas ações que antes somente eram realizadas no site do Departamento de Trânsito Nacional. 

Para fazer a consulta é preciso clicar em Habilitação e seguir as orientações do aplicativo para ver os pontos obtidos na carteira e regularizar a situação, os condutores de veículos que possuem o antigo aplicativo do Departamento de Trânsito Nacional onde era solicitada a CNH Digital deverão substituir o aplicativo pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito. 

Como consultar multa e pontos de veículos que não sou proprietário? 

Caso o veículo seja multado e o condutor não for o proprietário do veículo, o site do DETRAN Estadual oferece a opção de transferência da pontuação. No entanto, somente o proprietário do veículo poderá solicitar a transferência da pontuação por meio do site clicando em “Infrações” em seguida role a página e clique no ícone “Indicação de Condutor- Solicitar e Acompanhar”. 

Dessa forma, o dono do veículo poderá acompanhar o processo de indicação do condutor, os pontos que seriam somados a carteira do proprietário deverão ser transferidos para o condutor do veículo, todas as penalidades pela ocorrência deverão ser respondidas pelo condutor. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.