Conectividade Social ICP – O que é?

Conectividade Social ICP é o novo sistema desenvolvido pela Caixa Econômica Federal com o objetivo de reduzir a burocracia e agilizar o trabalho do empresário ou contador. Isso porque um dos grandes problemas de um negócio é a falta de comunicação com a Caixa na hora de fazer o acerto para o saque do fundo de garantia.

Antes, era preciso instalar o software no computador e as informações ficavam restritas a apenas aquele local. Ou seja, caso fosse preciso acessar em outro lugar, o usuário teria que baixar esse programa novamente, dificultando e atrasando todo o trabalho.

Mas agora, com a nova plataforma, é possível acessar os dados em qualquer máquina que tenha acesso à internet. Trata-se de um sistema totalmente online, as atualizações são rápidas e o acesso às informações fica mais fácil.

Continue lendo para saber quais são as vantagens de contar com o Conectividade Social ICP no seu negócio e as formas de usar o sistema.

O que é Conectividade Social ICP?

Para quem ainda não conhece, a Conectividade Social ICP é o portal de relacionamento da Caixa Econômica Federal com o empreendedor. Através desse site é feito o envio, consultas e compartilhamento de informações do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e da Previdência Social.

Seu objetivo é facilitar o trabalho do empresário ou contador e tornar os órgãos de fiscalização mais práticos. Além disso, o sistema consegue, devido todas as suas funcionalidades, regularizar uma empresa.

Como já mencionamos, a plataforma surgiu para substituir o antigo Conectividade Social e não é preciso instalar nenhum programa para fazer o envio dos dados. Ou seja, é possível fazer a consulta de qualquer lugar com acesso à internet.

Vale destacar que para acessar o sistema é preciso utilizar um Certificado Digital, o que deixa a plataforma ainda mais segura. Esse Certificado é emitido de acordo com as regras da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).

Entre as vantagens do Certificado Digital está sua utilidade para outras tantas funções, como assinatura de contratos, emissão de notas fiscais eletrônicas, realização de transações bancárias e outras ações que podem ser feitas de forma eletrônica.

Usando a Conectividade Social ICP você consegue ter acesso aos dados do FGTS dos trabalhadores que estão vinculados à sua empresa.

Sendo assim, é possível fazer alterações no cadastro e comunicar afastamentos, o que otimiza o tempo do usuário e fornece as informações importantes e atualizadas de forma clara e direta.

Outro ponto positivo é a facilidade para o desligamento de funcionários. O trabalhador só precisa ir até uma agência para fazer o saque do FGTS, eliminando, assim, algumas burocracias que prejudicavam e atrasavam o trabalhador na hora do acerto.

Como acessar a Conectividade Social ICP?

Saiba que a facilidade para acessar esse sistema é uma das vantagens do novo Conectividade Social.

Para utilizar os benefícios do portal, basta acessar o site do sistema da Caixa. Em seguida, clicar em “acessar o Conectividade Social ICP.” Importante também ficar atento aos requisitos para utilizar a plataforma:

  • tenha em mãos o Certificado Digital;
  • utilize a versão mais recente do Internet Explorer ou Mozilla Firefox;
  • instale o programa do seu Certificado Digital (para o cadastro do novo documento);
  • por fim, tenha o Java instalado na máquina.

Ao realizar o primeiro acesso, é necessário autenticar o Certificado. Isso também acontece toda vez que for feita a entrada de um novo documento, para que um novo registro seja criado. Porém, para quem já usava o antigo Conectividade Social, será preciso refazer o cadastro.

Somente os participantes do Simples Nacional e que contam com até 10 funcionários não precisam de um Certificado Digital para acessar a plataforma.

Após ser registrado, o sistema irá captar as informações do titular. Nesse momento, é preciso informar também alguns dados importantes que vão permitir que a plataforma gere seu perfil. Concluída essa etapa, o usuário pode cadastrar quantos Certificados quiser.

Vale ressaltar que acesso só será imediato se o usuário cadastrado como Pessoa Física for considerado Amplo. Ou seja, aqueles perfis que são autorizados a fazer uma transação por uma empresa. Se não for esse o caso, será preciso validar o acesso em uma unidade da CAIXA.

Quais são as funcionalidades disponíveis?

Depois que você liberar o acesso, o próprio site irá informar o passo a passo para que você use todas as funcionalidades do sistema.  Confira quais são as operações disponíveis, como:

  • recolhimento do FGTS;
  • obtenção da Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS (GRRF);
  • transmissão de informações à Previdência Social;
  • consulta a extratos do trabalhador;
  • desligamento de funcionários;
  • recebimento de comunicados da Caixa.

Por exigir o uso do Certificado Digital, o sistema de Conectividade Social ICP é o meio mais seguro de acessar as informações da sua empresa, referente aos direitos dos funcionários. Também é considerado o mais simples, pois pode ser acessado de qualquer lugar e facilita a troca de informações entre seu negócio e a CAIXA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.