Como emitir o Comprovante de Vacinação do COVID-19?

Com o avanço da vacinação contra o covid-19, a comprovação de vacinação é essencial para manter a saúde da população. Neste sentido, é necessário aprender como emitir o comprovante de vacinação do covid-19, para ter acesso a diversos setores e serviços do Governo Federal.

Um levantamento do Ministério da Saúde apontou que 143 milhões de brasileiros estão vacinados com as duas doses da vacina contra covid-19. Tais dados representam 80% da população, que já estão previamente imunes contra o vírus. Por outro lado, o Governo Federal já admitiu mais duas doses de reforço contra o COVID-19, para proteger ainda mais a população contra a doença.

Neste sentido, vale citar que além do ConectUS, a plataforma de acesso ao calendário de vacinação do Governo Federal, alguns estados e municípios também lançaram seu próprio aplicativo para acompanhamento e emissão do comprovante de vacinação. Sendo assim, confira abaixo como emitir o seu comprovante facilmente!

Por que é importante emitir o comprovante de vacinação?

Devido à calamidade pública da pandemia do covid-19, o período de vacinação foi esperado por milhões de pessoas. Neste sentido, diversos governos exigiam a comprovação da vacinação, para permitir acesso a locais públicos e privados. Assim, a decisão ocorre para proteger a população de novos investimentos, especialmente devido ao número de não vacinados existentes.

Por outro lado, alguns setores já pedem o comprovante de vacinação para ingresso dos cidadãos, como o setor de eventos, por exemplo. Ao se vacinar, o cidadão não reduz o risco de contaminação somente para si, mas também para todos os que convivem. 

Sendo assim, a melhor maneira de emitir seu comprovante de vacinação é através do app Conecte SUS. Contudo, vale citar que após a vacinação com qualquer uma das doses, é possível que haja um atraso para que a informação seja enviada à plataforma. Dessa forma, é possível que você não consiga emitir o comprovante no mesmo dia da imunização.

Vale destacar que o Conecte SUS não se limita a emissão do comprovante, pois também oferece diversos dados relacionados ao cadastro dos usuários no sistema DATASUS. Entre eles, temos contatos de emergência, marcação de consultas, atendimentos da rede pública de saúde, marcação dos exames, entre muitos outros. 

Quem precisa do comprovante de vacinação de COVID-19?

Em diversos locais do país, a apresentação do passaporte de vacina é exigido para ingresso dos cidadãos. Isso ocorre devido à necessidade de manter a população segura com as duas doses da vacina. 

Sendo assim, é recomendado que todos os cidadãos vacinados emitam o seu comprovante para evitar problemas em locais que exijam o passaporte. Por outro lado, alguns estados brasileiros não possuem acesso ao Conecte SUS, ou seja, é necessário que o imunizado porte seu cartão de vacinação impresso, o mesmo entregue no dia da vacinação. 

Como emitir o comprovante de Vacina da Covid-19 no ConectUS?

O Conecte SUS é a maneira mais rápida e efetiva de emitir seu comprovante de vacinação contra o covid-19. O aplicativo está disponível para Android e iOS, além de contar com um portal próprio para emissão. Além dessa funcionalidade, ele também conta com outros serviços e recursos do Ministério da Saúde. 

Para acessá-lo, é necessário possuir uma conta no Gov.br, a plataforma do governo. Além disso, o Ministério da Saúde informou que o comprovante de vacinação pode ser emitido para qualquer imunização, ou seja, não é somente o comprovante contra covid-19 que pode ser emitido no Conecte SUS.

No app, basta acessar as campanhas de vacinação na aba “Ações Rápidas”, além de consultar sua situação na aba “Vacinas”.

Outro benefício do Conecte SUS é a possibilidade de adquirir o cartão do SUS. Por outro lado, em caso de contaminados com a covid-19, também é possível solicitar exames e atendimentos através da plataforma. Portanto, o Conecta SUS oferece diversos serviços e sistemas para facilitar a sua imunização contra o covid-19.

Como criar uma conta para acessar o Conecta SUS?

Como mencionado, é necessário criar uma conta Gov.br para ter acesso ao Conecte SUS. Para isso, para seguir o passo a passo:

Passo 1

Para começar, acesse o site oficial do Gov.br. Depois, clique na opção “Crie sua conta gov.br”.

Passo 2

Em seguida, você poderá escolher uma das opções para cadastro. Entre elas, temos:

  • Validação Facial;
  • Número de CPF;
  • Bancos Credenciados;
  • Internet Banking;
  • Certificado digital;
  • Certificado digital em nuvem.

Passo 3

Após isso, é necessário continuar com o cadastro, através das perguntas que surgirão na plataforma. Nesta etapa, leia cuidadosamente as instruções, responda todas as perguntas e clique na opção “Avançar” para continuar o cadastro. Por fim, basta cadastrar uma senha e, com ela, já será possível acessar o ConecteSUS.

Como emitir o comprovante de vacinação do COVID-19 fora do Conecte SUS?

Como mencionado, algumas regiões do Brasil ainda não possuem acesso ao Conecte SUS. Neste caso, os governos estaduais e municipais desenvolveram aplicativos próprios para emitir o comprovante.

Nestas regiões, é comum o cidadão precisar do comprovante impresso para comprovar a vacinação. No entanto, a apresentação dos seguintes comprovantes emitidos através dos apps regionais também é válido para assegurar a imunização. Confira abaixo os estados e cidades com esses apps próprios:

Manaus

Para facilitar o acesso dos cidadãos ao comprovante de vacinação, Manaus criou a plataforma Imuniza Manaus.

Espírito Santo

No estado do Espírito Santo, o governo criou o Vacina e Confia ES para quem deseja solicitar o comprovante de vacinação.

São Paulo (Estado)

O estado de São Paulo lançou o Poupatempo Digital, que possui diversos recursos para os cidadãos, incluindo o comprovante digital da vacinação. 

São Paulo (capital)

Quem está na capital paulista, é possível acessar o e-Saúde SP para emitir o comprovante de vacinação.

Pará

O estado do Pará criou o Passaporte da Vacina Pará para facilitar o acesso ao comprovante pela população. 

Fortaleza

A cidade de Fortaleza, no Ceará, desenvolveu a plataforma Vacine Já para dar acesso ao comprovante de imunização da população.

Rio Grande do Norte

O Rio Grande do Norte criou o RN + Vacina para quem deseja emitir o comprovante de vacinação contra o covid-19.

João Pessoa

Em João Pessoa, na Paraíba, o cidadão tem acesso à Vacina João Pessoa para solicitar seu comprovante de vacinação.

Recife

Na cidade do Recife, a prefeitura lançou o Conecta Recife, para facilitar o acesso ao comprovante de vacinação.

Bahia

O Governo Estadual da Bahia lançou a Carteira de Vacinação digital, para facilitar o acesso ao comprovante de vacinação contra o covid-19.

Mato Grosso do Sul

No estado do Mato Grosso do Sul, os cidadãos podem acessar o MS Digital para solicitar o seu comprovante de vacinação contra o covid-19.

Leia mais: Jovem Aprendiz 2023 – 10 empresas contratando

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *