Como Remover Manchas de Roupas Facilmente

Quer saber como remover manchas de roupas facilmente? Molho de tomate, respingos de vinho, café, mofo, gordura, tinta e ferrugem, são alguns dos vários tipos de manchas que podem estragar a sua roupa. O próprio uso no dia a dia acaba expondo as peças a possíveis formações de manchas, inclusive, de suor.

Mas calma, existem estratégias eficientes para remover manchas que você pode testar aí na sua casa. Continue lendo para saber mais.

Dicas para remover manchas de roupas facilmente

Primeiro, tenha em mente que manchas comprometem a aparência das peças, fazendo com que elas fiquem com um aspecto de descuido. Em casos mais graves, se torna impossível usar a roupa. 

Buscando evitar que isso aconteça com você, preparamos algumas dicas para tirar manchas das roupas. Veja a seguir:

1 – Como remover a mancha da roupa imediatamente

Tenha em mente que quanto mais seca estiver a mancha, mais difícil ela será removê-la. Por isso, é importante limpá-la o quanto antes. Caiu algum líquido, tinta ou resíduo de alimento na peça? Corra para limpar, assim que a situação permitir.

2 – Limpe a mancha com muita calma e paciência

Para tirar manchas das roupas, ao mesmo tempo em que a higienização deve ser feita imediatamente, ela requer calma. Muitas vezes, a pressa é inimiga da perfeição. O ideal é esperar os produtos de limpeza agirem para a mancha ceder. 

Além disso, não se desespere na hora de esfregá-la. Prefira realizar movimentos suaves e repetitivos, preservando a integridade do tecido.

3 – Não lave as roupas manchadas junto com as outras roupas

Colocar as roupas para lavar na máquina, independentemente de estarem manchadas, pode parecer uma solução prática e rápida. No entanto, quando existem peças manchadas no meio, a condição da mancha pode agravar. 

Por isso, o ideal é que a mancha seja removida primeiro para, só depois, colocar a roupa junto de outras peças de tons similares para lavar normalmente.

4 – Atenção ao tipo de tecido na hora da lavagem

Quase tão ruim quanto roupa manchada, é a roupa desbotada. Dependendo do método de limpeza e produto utilizado no tecido, a mancha pode até sair, mas, junto com ela, a cor da peça também vai embora. 

Para não deixar que isso aconteça com suas roupas, busque sempre respeitar o material dos itens de vestuário. Leia as instruções de lavagem da etiqueta e lembre-se de que nem todos os tecidos podem receber o tratamento de um produto de tirar manchas e alvejantes.

5 –Sabão líquido é um produto curinga

Usar sabão líquido ajuda a remover praticamente todos os tipos de manchas. Isso porque ele é melhor do que os alvejantes em pó, que geralmente são agressivos e podem danificar as roupas. 

Quando alguma roupa manchar, aplique sabão líquido concentrado apenas sobre a mancha. Deixe o produto agir por 5 minutos e depois esfregue suavemente. Lembrando que você não deve deixar o produto secar, pois o sabão descolore o tecido.

6 –Não exagere no tempo de molho

Ao lidar com manchas mais intensas, colocar as roupas de molho é uma alternativa. Deixar as roupas submersas em água pode facilitar a remoção das manchas. Porém, é preciso tomar cuidado, se elas permanecerem assim por muito tempo, a sujeira concentrada pode contaminar a água e encardir o tecido.

7 – Use soluções caseiras para tirar manchas das roupas

Algumas soluções caseiras podem remover por completo as manchas! Manchas de ferrugem, por exemplo, saem com suco de limão. Além disso, a mistura de bicarbonato de sódio, com vinagre branco e água morna também é uma solução poderosa para dar adeus às manchas. Você pode testar!

8 – Opte por produtos específicos para cada tipo de mancha

Entenda que cada tipo de mancha requer um tipo de limpeza. Para limpar a mancha de caneta esferográfica, por exemplo, use detergente. Manchas de molho de tomate e suco de uva, por sua vez, devem ser limpas com sabão líquido. Já as manchas de mofo podem ser tiradas com álcool líquido, água sanitária ou produtos de limpeza pesada. 

Além disso, o sal ajuda a tirar a mancha de ferrugem, leite quente remove manchas de fruta, talco ameniza as manchas de gordura e óleo de amêndoas ajuda a retirar as manchas de graxa.

9 – Lave a peça manchada com água morna

Sabia que a temperatura mais elevada da água tem um efeito emoliente? Ou seja, ela amolece a mancha e torna a sujeira mais fácil de ser removida. Prefira a água morna à quente, pois a temperatura elevada demais acaba danificando as fibras do tecido e, até mesmo, alterando a cor da sua roupa.

10 – Repita a limpeza quantas vezes forem necessárias

Nem sempre é possível obter sucesso na primeira tentativa de limpeza. Se a mancha persistir, não desista. Paciência e insistência são fundamentais para quem deseja ter a roupa novinha em folha e livre das manchas.

11 – Procure ajuda especializada quando for preciso

Caso a mancha não saia, mesmo seguindo todas as dicas anteriores, o mais recomendado é deixar a lavagem por conta de profissionais especializados.

Gostou das nossas dicas para tirar manchas das roupas? Deixe o seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.