Como Limpar Camarão

Não importa qual seja a ocasião, um prato com camarão é sempre sucesso. Apesar de ser comum encontrá-lo já limpo nos mercados, saber limpar camarão em casa pode diminuir o valor final da refeição. 

Continue lendo para saber um passo a passo simples para preparar o prato.

Como limpar Camarão

Veja o passo a passo para limpar o camarão rosa:

  • Retire a cabeça, a casca e o rabo com uma faca.
  • Faça um corte no dorso e retire a tripa com a ponta do talher.
  • Enquanto estiver limpando os camarões, reserve os que já foram limpos em uma vasilha com água gelada, para mantê-los conservados.

Para o camarão cinza, o processo é similar, mas é possível retirar as tripas até com um palito de dente. E não se deixe enganar: nenhum camarão tem tripas na parte inferior! Trata-se de um nervo de locomoção que não precisa ser retirado no processo de limpeza.

Outras maneiras de limpar camarão

Se você ainda tiver dúvidas quanto à higienização com camarões de tamanhos diversos ou com o uso de técnicas diferentes, siga outras dicas importantes.

Higienização de camarão médio com rabo

Caso você queira limpar o camarão de tamanho médio, retire a cabeça, as cascas e as patas do camarão, mantendo o rabo. Feito isso, faça um corte no dorso do animal para remover as vísceras e passe água nos camarões para limpar por completo e assim eles já podem ser consumidos sem preocupações.

Como facilitar a higienização com vinagre

Uma dica muito legal que agiliza a higienização do camarão é usar vinagre para tirar a casca. O truque é simples: basta você deixar o camarão marinando alguns minutos no vinagre até a casca soltar com mais facilidade. Assim, é só seguir os processos comuns: remover a cabeça, a casca e as patas, retirar as vísceras do animal, e o camarão estará pronto para uso.

Camarão limpo com casca

Há também quem goste de preparar o camarão com casca, já que ela pode trazer sabor para alguns pratos, principalmente em preparações que envolvam fritura. E para mantê-la, você deverá retirar a cabeça e perceber um pontinho escuro na parte de cima da carne do camarão. Esse pontinho é a cavidade onde fica o intestino, daí é só usar a ponta da faca para puxá-lo para fora, mantendo a casca, patas e o rabinho intactos.

Agora ficou mais fácil preparar esse fruto do mar como uma verdadeira chef de cozinha. Você pôde ver como limpar camarão é simples, então nada de ignorar essa etapa na hora de criar um belo prato com essa delícia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.