Carteira de Motorista Digital – Como Baixar

Descubra agora como baixar o aplicativo da Carteira de Motorista Digital. Entenda o que é a CNH Digital, como validar, se ela pode ser usada em uma blitz, se o documento possui validade e muito mais.

Agora os motoristas contam com a versão digital da Carteira Nacional de Habilitação (CNH-e), ela armazena todos os dados da CNH impressa, garantindo a autenticidade do documento. Sendo assim, já é possível andar somente com a CNH digital, sem se preocupar em carregar a física.

Continue lendo para saber como baixar a carteira de motorista digital.

O que é a Carteira de Motorista Digital?

Caso você ainda não conheça, a CNH Digital nada mais é do que a versão digital da Carteira de Habilitação normal. Esse aplicativo digital armazena todas as informações da CNH impressa, garantindo a autenticidade do documento.

Vale ressaltar, no entanto, que a CNH digital só pode ser gerada para os condutores que tiverem a última versão da CNH impressa, isso porque ela possui um QR Code. Sendo essa última versão são das CNH emitidas a partir de maio de 2017.

Ou seja, o condutor que possui uma CNH sem QR Code pode pedir a segunda via da CNH física ou renovação da CNH, se o documento já estiver quase vencendo. Caso solicite algum tipo de alteração de dados no documento de habilitação, a CNH alterada também será emitida com QR Code. Lembrando que a versão digital é totalmente gratuita e opcional.

Perceba que a grande vantagem da Carteira de Motorista Digital é ser um meio mais prático de facilitar a vida do brasileiro. Ela funciona através de um aplicativo de celular gratuito, e o documento pode ser acessado de forma offline, sem precisar estar conectado à internet.

Tenha em mente que a versão da CNH impressa normal continua sendo emitida, porém o condutor pode dirigir agora só com a CNH digital, já que ela é válida em todo território nacional. Sendo assim, é preciso ficar atento para o funcionamento do celular, já que, para efeitos de fiscalização, caso o aparelho esteja descarregado, será considerado que a CNH não está sendo portada. Devido a essa infração, o condutor será autuado de acordo no artigo 232 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Qualquer condutor que conduzir veículo sem os documentos de porte obrigatório poderá sofrer uma infração leve com três pontos na carteira, ser multado, ou até mesmo ter a retenção do automóvel até a apresentação do documento.

Por fim, você deve saber  que somente um dispositivo pode estar conectado à CNH Digital. Não é possível fazer o acesso através de um celular que não esteja vinculado ao cadastro do condutor no Denatran. E, em caso de roubo, perda ou furto do celular, o condutor precisa bloquear a CNH-e no Portal de Serviços do Denatran, e é possível habilitar depois o novo celular na qual a CNH digital vai ser transferida.

Como baixar a carteira de motorista digital?

Como já mencionamos, primeiro você deve fazer o cadastro no site do Departamento Nacional de Trânsito, o Denatran. Para isso, o condutor deve entrar no site do Denatran e fazer o seu cadastro de forma simples.

Depois, basta seguir os passos abaixo:

  • Baixe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito no seu celular, disponível na Google Play e Apple Store;
  • Acesse a CNH-E;
  • Preencha CPF e a senha que foi cadastrada no site do Denatran;
  • Valide os dados cadastrais, o condutor pode escolher se quer validar os dados no aplicativo, no site do Denatran com certificado digital, ou na sede do Detran do seu estado;
  • Para validar os dados no aplicativo, informe o CEP do seu endereço, cadastrado no Detran do seu estado;
  • Faça a leitura do QR Code da sua CNH;
  • Realize a leitura facial, de acordo com as orientações descritas no aplicativo;
  • Por último, coloque o número do seu telefone e toque em Concluir, depois disso a CNH digital já será exibida.

Como validar a CNH-E?

Basta fazer o cadastro no Portal do Denatran, ativar um link de autenticação e informar no campo código de ativação o número que foi enviado por e-mail. Depois, quando abrir o aplicativo pela primeira vez, é só informar o número.

Pode apresentar em blitz?

Outro ponto positivo é que a CNH Digital é válida como documento de identificação para usar nas blitz. Trata-se de uma versão digital do documento impresso, e de acordo com o Dentran possui o mesmo valor jurídico do documento em papel. Além disso, a CNH Digital é válida em todo o território nacional.

Portanto, a CNH Digital pode sim ser mostrada em uma blitz, em qualquer lugar do Brasil. Só tome cuidado com o funcionamento do aparelho, pois se ele não pegar na hora ou tiver descarregado o policial irá declarar que você não está com o documento.

Qual a validade da Carteira de Motorista Digital?

A CNH Digital possui a mesma validade do documento de habilitação impresso e funciona por meio de um aplicativo de celular totalmente gratuito. 

Sendo assim, não se preocupe com a validade, pois a CNH Digital possui a mesma validade da Carteira Nacional de Habilitação normal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.