Cadastro escolar.educacao.mg.gov.br – Como fazer

As inscrições no Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (SUCEM), através do site Escolar Educação de MG, estão abertas até o dia 10 de dezembro e os estudantes que irão ingressar no 1º ano do ensino médio precisam ficar atentos. Em 2022, as escolas de todo o estado que ofertam esse nível de ensino estarão diferentes.

Tenha em mente que com a implementação do Novo Ensino Médio, as unidades de ensino da rede estadual de Minas Gerais passarão a contar, por exemplo, com um horário a mais de aula e com a oferta de itinerários formativos, que darão mais liberdade para o estudante focar em saberes de seu interesse, além das matérias essenciais, como Língua Portuguesa e Matemática.

O objetivo de todas essas mudanças é tornar esta etapa de ensino mais atraente e condizente com a realidade dos jovens, promovendo, assim, uma aprendizagem mais significativa aos alunos do Ensino Médio e colaborando para diminuição da evasão.

Continue lendo para saber mais.

Como fazer o cadastro escolar 

Vale ressaltar que o Cadastro Escolar 2022, por meio do Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (SUCEM), é voltado aos alunos que vão ingressar na rede pública de ensino, ou que precisam mudar de escola no próximo ano e não renovaram a sua matrícula. 

Também podem se inscrever os estudantes que pretendem ingressar em cursos da Educação Profissional em uma escola da rede estadual, na Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) e ainda aqueles que desejam retomar os estudos.

Inscrição

Para realizar a inscrição os pais ou responsáveis, ou o próprio aluno, quando maior de idade, devem acessar o site cadastroescolar.educacao.mg.gov.br. No momento do cadastro, os candidatos devem preencher informações como nome completo; data de nascimento; endereço completo; CEP; número da carteira de identidade do aluno, se possuir; CPF do aluno, se possuir; filiação ou nome do responsável legal, entre outros.

Quem não têm acesso às tecnologias digitais pode comparecer às escolas estaduais e/ou municipais, no seu município, para realizarem a inscrição. Porém, lembre-se de adotar todas as medidas de segurança estabelecidas pela Secretaria Estadual de Saúde, em decorrência da pandemia COVID-19.

Por fim, buscando esclarecer possíveis dúvidas dos candidatos, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) elaborou um documento com as principais dúvidas sobre o SUCEM. Clique AQUI para ter acesso ao Perguntas e Respostas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.