Área do Aluno SEED – Como acessar?

Já começou o período de matrícula escolar para o ano letivo de 2021 nos colégios da Rede Estadual do Paraná. A confirmação das vagas, tanto para matrícula inicial quanto para rematrícula, será feita online pela Área do Aluno SEED até 18 de dezembro.

Lembrando que o processo, que mobiliza pais e responsáveis de cerca de um milhão de estudantes, é orientado pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte em parceria com os Núcleos Regionais de Educação (NREs), Secretarias Municipais de Educação e instituições de ensino.

Continue lendo para saber como usar a área do aluno SEED.

Como fazer a matrícula pela área do aluno SEED?

Como já mencionamos tenha em mente que a confirmação das vagas escolares de estudantes da rede estadual deverá ser feita online, na “Área do Aluno”. Trata-se de uma plataforma da Secretaria para consulta ao boletim escolar, emissão de declaração de matrícula, solicitação do histórico escolar e atualização cadastral. A “Área do Aluno” pode ser acessada clicando aqui.

Pais ou responsáveis legais de estudantes provenientes da rede privada, matriculados em instituições que não utilizam o Sistema Escola Web, ou de alunos que vêm de outros estados ou países, devem acessar o formulário destinado à sua região (NRE). Depois de preencher o formulário, é preciso solicitar a geração do Código Geral de Matrícula (CGM), que será necessário para acessar a “Área do Aluno”. Depois de acessar a plataforma, você consegue realizar a solicitação da vaga.

Somente nos casos de não possuir celular e/ou acesso à internet, o pai, a mãe, o responsável legal ou o próprio estudante, maior de 18 anos, deverá comparecer pessoalmente na instituição de ensino para realizar esse processo online em computador por ela disponibilizado.

Documentos necessários

Na hora de preencher o formulário, será necessário ter em mãos a certidão de nascimento ou carteira de identidade do estudante (caso haja), declaração de vacinação, declaração ou histórico escolar, além de um comprovante de endereço e também RG do responsável.

Como acessar Área do Aluno SEED

Para acessar a área do aluno, a SEED criou um sistema fácil de ser usado. Dessa forma os alunos conseguem acompanhar as notas online de forma descomplicada. Todo seu acesso é intuitivo, bastando apenas em preencher alguns campos do site para visualizar o boletim e aos diversos serviços disponíveis aos alunos.

Basta seguir os passos para acessar Área do Aluno:

  • Inserir CGM ou seu CPF
  • Digitar o número de celular informado no ato da matrícula para que código de validação de acesso seja enviado.

Mas caso você tenha problemas para fazer o acesso, procure a secretaria de sua escola para ajuda.

Benefícios da área do aluno SEED

Vale destacar que o portal disponibiliza vários serviços aos estudantes, como:

  • Oferece serviços de consulta ao boletim escolar, emissão da declaração de matrícula e para o responsável pelo aluno, a solicitação do histórico escolar, atualização cadastral e matrícula on-line.
  • Para ter acesso, o aluno deve usar o seu CGM ou seu CPF. Em seguida, deve fornecer o mesmo número de telefone celular informado no ato da matrícula para que código de segurança seja enviado.
  • O responsável pelo aluno também poderá acessar o sistema, desde que o cadastro na escola esteja com número do CPF e telefone celular informado corretamente para receber código de segurança. Em caso de problemas para acesso, o responsável deve procurar diretamente a secretaria da escola.

O que é o Boletim Área do Aluno SEED

Por fim, é importante ter em mente que o Boletim Escolar Seed Área do Aluno surgiu nas Escolas do Paraná há muitos anos. Ele é uma ferramenta importante para o acompanhamento das notas obtidas nas avaliações em sala. Além das Notas, os boletins também trazem a quantidade de faltas do aluno, e também a frequência em que o aluno esteve presente naquela matéria.

Lembrando que boletins inicialmente eram impressos, depois entregues semestralmente para que os alunos pudessem acompanhar suas notas e também para que os mesmos fossem apresentados aos seus pais ou responsáveis legais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.