Lentes de Contato para Dente – Como Funciona, Preços

Você tem dúvidas sobre lentes de contato para dente? Por exemplo, sobre valores e quanto custa? Sendo assim, para quem almeja um sorriso bonito e saudável, as visitas regulares ao dentista são a solução.

No entanto, é comum que com o tempo, os dentes adquiram manchas e enfraqueçam com o tempo.

Dessa maneira, a lente de contato dental é um dos principais procedimentos estéticos para quem quer reverter essa situação e melhorar a aparência.

Então, continue a leitura para saber tudo sobre esse tratamento.

O que é lentes de contato para dente?

Em suma, a lente de contato dental é uma lâmina de porcelana aplicada sobre os dentes para a reparação de danos estéticos. Através da colocação dessas capas é possível cobrir alterações de cor, formato e fraturas que comprometem a boa aparência do sorriso.

Assim, esses laminados cerâmicos possuem uma espessura muito fina, entre 0,2 mm e 0,4 mm, sendo quase transparentes. Já para a colocação das lentes é feita a moldagem e o planejamento estético, para que o procedimento seja feito em segurança.

Outro ponto importante é que a colocação dessas lentes tende a ter um resultado satisfatório e duradouro, sendo a solução para recuperar a vontade de sorrir, melhorar a autoestima e reerguer a confiança.

Uma vez que o material usado é bem semelhante à cor natural do dente, o efeito estético é bem agradável. Ou seja, não causa estranhamento e sendo um ótimo procedimento reparatório.

Quais são as suas indicações e contraindicações?

No geral, são diversas as possíveis indicações para a colocação das lentes de contato dental. Por exemplo:

  • Melhora estética – tampando manchas, fraturas e tratando desarmonia do sorriso;
  • Ajuste do comprimento ou da largura dos dentes;
  • Melhora do impacto do diastema;
  • Reparação de dentes fraturados ou lascados;
  • Reparação de problemas de desgastes por bruxismo;
  • Conserto de dentes prejudicados por restaurações em resina;
  • Ajuda em tratamentos ortodônticos;
  • Correção de ângulos.

Já sobre às contraindicações, elas incluem menores de 18 anos que ainda estão em fase de crescimento facial, pessoas com dentes acinzentados por tratamento de canal, pacientes com extensas restaurações ou desgastados pelo bruxismo e diante de uma transferência de grupos dentários por tratamento dos incisivos.

Entre outras possíveis contraindicações podemos citar dentes para frente, dentes apinhados (tortos e girados), dentes com muitas restaurações em resina (pouca estrutura dental) e escurecimento dental acentuado por fluorose ou antibióticos.

Sendo assim, cabe ao odontologista encaminhar o paciente para o melhor tratamento possível.

Benefícios das lentes de contato para dente?

Dente de porcelana valor

Além disso, a lente de contato dental pode trazer uma série de benefícios, não só estéticos, mas também para a qualidade de vida do paciente. Entre as principais vantagens da aplicação da lente de contato dental estão:

  • Renovação da harmonia do sorriso;
  • Resultados satisfatórios;
  • Procedimento rápido – podendo o procedimento ser finalizado com 2 sessões;
  • Procedimento reversível – podendo haver a remoção das lentes pelo dentista;
  • Preservação da estrutura dental – já que a técnica não requer desgastes nos dentes;
  • Técnica segura;
  • Aspecto natural – com um sorriso bonito e de aparência saudável pela tonalidade e brilho semelhante aos dentes naturais em bom estado.

Como é feito o procedimento?

Primeiramente, entenda que o procedimento de lente de contato dental é bem simples e não invasivo, mas deve ser feito somente com a indicação do dentista.

Por isso, não é necessário o uso de anestesia, sendo somente diante de abordagem mais complexas ou envolvendo dentes mais sensíveis.

Assim, antes de começar a sessão, o paciente é submetido a avaliação da saúde bucal do paciente, identificando algum problema e o tratando inicialmente para que a colocação das lentes de porcelana não colaborem com a evolução do problema, e posteriormente, com a extração do dente.

Caso a saúde bucal e dos dentes esteja em dia, o procedimento pode ser feito tranquilamente quando recomendado. Já diante de dentes muito escurecidos, antes da sessão, o odontologista solicitar um clareamento dental, para melhorar o resultado.

Quanto a colocação das lentes de contato dental, o profissional irá analisar o rosto e o sorriso do paciente. Além disso, para uma melhor percepção da área, o paciente será submetido a um série de imagens digitais, fotografias e radiografias para que haja um planejamento mais certeiro e evitando desapontamentos.

Dessa maneira, é realizado um scanner da boca para que seja criado o modelo da dentição a ser reparada.

Além disso, é por meio do planejamento que é feita a confecção das lentes de contato em uma impressora 3D, também considerando quais são as necessidades do paciente.

Após prontas, as lentes de contato dental são fixadas sobre os dentes, uma por uma, normalmente sem nenhum preparo ou após o desgaste mínimo dos dentes.

Por fim, para a colocação, é utilizado um produto ácido, que auxilia na união do composto cerâmico ao dente.

Quanto tempo dura a lente de contato dental

Quanto custa a lente de contato dental?

Agora, quanto ao preço da lente de contato tende a ser bastante variável, dependendo da necessidade do paciente, do material, profissional e da clínica escolhida.

Dessa maneira. o valor da colocação das lentes varia em média entre R$ 1.600 a R$ 3.500 (três mil e quinhentos reais) por dente.

Então, o que achou sobre as lentes de contato para dentes? Deixe nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.