Gabarito das Provas Encceja 2022

Fez Encceja 2022? Pois saiba que os gabaritos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2022 já estão disponíveis para consulta. Assim, os arquivos foram divulgados no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Em suma, entenda que o exame que concede certificação do ensino fundamental ou do ensino médio a quem não terminou essas etapas em idade regular foi realizado no dia 28 de agosto, em 622 municípios.

De acordo com o Inep, quase 1,7 milhão se inscreveram e 547 mil participaram da aplicação do exame. Além disso,,ainda não foi estabelecida data para divulgação das notas individuais.

Confira abaixo o link para cada gabarito:

Gabarito Ensino fundamental – regular

Gabarito Ensino médio – regular

Gabarito Temas das redações

Por fim, os temas das redações do Encceja 2022 foram “O papel da tradição oral na preservação da cultura no Brasil” para alunos de ensino fundamental e “Desafios da indústria da moda para a preservação do meio ambiente” para estudantes do ensino médio.

Dessa maneira, a redação deveria ter até 30 linhas e seguir o modelo dissertativo-argumentativo, o mesmo usado pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Nos últimos anos, os temas das redações foram os seguintes:

  • 2017 – Ensino Fundamental: A importância da vacinação para a saúde pública
  • 2017 – Ensino Médio: A questão da adoção de crianças e adolescentes no Brasil
  • 2018 – Ensino Fundamental: Possibilidades de uma alimentação segura para a população brasileira
  • 2018 – Ensino Médio: Os riscos do trabalho noturno para a saúde do trabalhador
  • 2019 – Ensino Fundamental: Novas formas de consumo consciente
  • 2019 – Ensino Médio: A organização do tempo e o acesso às redes sociais
  • 2021 – Ensino Fundamental: Abandono afetivo do idoso no Brasil
  • 2021 – Ensino Médio: Combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes no Brasil

O que é Encceja 2022?

No geral, o Encceja é ideal para quem busca dinamismo na formação, mais oportunidade de trabalho com posse de um diploma e ainda receber crédito por ter terminado os estudos tanto na educação fundamental, como no ensino médio.

A média de brasileiros que não frequentam a escola só aumenta, e foi com o objetivo de combater esse dado que o governo decidiu lançar um programa educacional que beneficia a vida de jovens e adultos que sonham em ter um diploma de conclusão de curso.

Portanto, esse sonho ficou mais perto de se tornar realidade quando o governo lançou o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), em 2002.

Desde o lançamento, ele tem feito com que milhares de jovens e adultos, através de uma prova anual, conquistem o certificado de conclusão e assim possam estabelecer novos objetivos na vida. 

Então, o que achou do gabarito Encceja 2022? Deixe nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.