Consulta Local de Votação

Neste domingo (2), mais de 156 milhões de brasileiros devem comparecer às urnas para votar. Sendo assim, para não haver qualquer imprevisto, é importante realizar a consulta local de votação. Ou seja, saber em qual zona e seção o eleitor deve comparecer para exercer o direito ao voto.

Além disso, a consulta ao local de votação é rápida, simples e também gratuita. Uma vez que todas as informações estão disponíveis por vários meios, seja no Portal do TSE, no whatsapp (Chatbot do TSE) ou por app da Justiça Eleitoral.

Então, continue lendo para conferir o passo a passo da consulta.

Consulta Local de Votação: Portal do TSE

Em suma, pelo site do Tribunal dá para descobrir o local de votação na aba “Eleitor e Eleições”, na parte superior da página. Ao clicar nesse tópico, a pessoa é redirecionada para dois menus: em “Eleitor”, basta clicar no link “Local de votação/zonas eleitorais”.

Dessa maneira, a página oferece uma série de opções, que vão desde a simples consulta ao local de votação até a pesquisa aos locais de votação para o eleitorado que pediu o voto em trânsito. Bem como o voto em trânsito do eleitorado militar e servidores da Justiça Eleitoral que estarão em serviço no dia da eleição.

Portanto, para pesquisar, basta preencher três informações:

  • nome completo, número do título de eleitor ou CPF;
  • data de nascimento; e
  • nome da mãe.

Após fazer isso, a página vai indicar o resultado com o número da zona eleitoral, da seção eleitoral e o endereço do local de votação.

Ainda na página principal do TSE, existe outra possibilidade de consulta no “Autoatendimento do Eleitor”, disponível no alto do menu “Eleitor e Eleições”, ou no conjunto de menus que fica no lado direito da capa do portal.

Por sua vez, o autoatendimento oferece uma série de serviços remotos, diretamente pelo computador, para que não seja preciso sair de casa.

Neste caso, para fazer a consulta, basta clicar no ícone “Onde Votar” e preencher o formulário disponível com as mesmas informações pessoais para ter os dados do local de votação.

Consulta Local de Votação: e-Título

Já o app móvel gratuito para os celulares, o e-Título funciona como a via digital do título de eleitor. Por ele é possível acessar, de forma fácil e simples, várias informações do eleitorado cadastradas junto à Justiça Eleitoral, entre elas o local de votação.

Para fazer a consulta, basta entrar no app e, no menu principal, clicar em “Onde Votar”. Assim, uma nova tela se abrirá, com os dados sobre a seção, zona e endereço. Além disso, um mapa será mostrado ao fundo, basta clicar sobre o ícone azul que uma rota até o local será oferecida para facilitar a chegada da eleitora e eleitor ao local de votação.

Chatbot do WhatsApp

Por fim, temos a parceria do TSE com o serviço de mensagens. Sendo assim, o assistente virtual está disponível desde 2020 e oferece, entre os serviços disponíveis, a consulta ao local de votação.

Além disso, o serviço funciona de forma simples: basta enviar um “oi” para o número +55 61 996371078 no WhatsApp ou clicar no link https://wa.me/556196371078 e salvar o contato para receber os conteúdos do Bot.

Dessa maneira, a consulta ao local de votação deve ser feita da seguinte forma: no menu principal, basta clicar em “Acesse o Chatbot” e, em seguida, “ver tópicos”. Logo na sequência, dentro de “Serviços ao Eleitor”, basta escolher a opção “Local de votação”. A partir daí, a consulta pode ser realizada colocando o nome completo, título de eleitor ou CPF.

Ao colocar qualquer um desses dados, juntamente com a data de nascimento e nome completo da mãe, o aplicativo vai mostrar o resultado, com as informações sobre o domicílio eleitoral – zona, seção, local, endereço e município.

Bem como com um mapa que indica, com precisão, o local onde a eleitora e eleitor devem comparecer para votar no dia 2 de outubro, primeiro turno das Eleições 2022.

Então, o que achou da consulta para descobrir o local de votação? Deixe nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.