Como Votar nas Eleições 2022

Quer saber como votar nas Eleições 2022? Em suma, cinco cargos estão em disputa nas Eleições: deputado federal, deputado estadual (ou distrital, no caso do DF), senador, governador e presidente da República.

Sendo assim, as opções na urna serão mostradas exatamente nesta ordem para escolha do eleitor, que precisa digitar o número e conferir o nome e a fotografia da candidata ou do candidato, e aguardar 1 segundo antes de realmente confirmar o voto.

Além disso, em caso de segundo turno, o eleitorado vai votar apenas para os cargos de governador e/ou presidente da República.

Outro ponto importante é que na cabine de votação não é permitido o uso de aparelho celular, fotográfico, de filmagem ou de qualquer outro tipo que viole o sigilo do voto. Isso significa que o eleitor deve deixar o equipamento com o mesário antes de votar.

Por fim, neste ano, aproximadamente 40% das seções eleitorais vão usar as urnas com modelo 2020. 225 mil unidades do equipamento foram fabricadas em Manaus (AM) e Ilhéus (BA). O novo design, mais moderno, traz uma bateria melhor e um processador mais rápido do que o modelo anterior.

Continue a leitura para saber mais informações sobre como votar nas Eleições 2022.

Urna eletrônica

Como votar nas eleições 2022: quem deve votar

Em suma, o voto é facultativo para os jovens com 16 e 17 anos, para as pessoas com mais de 70 anos e para os analfabetos. Isso quer dizer que eles podem, votar mas não são obrigados por lei a votar.

Dessa maneira, podem votar jovens que completarem 16 anos até a data da eleição (2 de outubro), desde que tenham o título em situação regular.

Isso vale para todos: para votar, é preciso estar com a situação regular na Justiça Eleitoral. Ou seja, sem pendências que os impeçam de exercer o direito ao voto.

Portanto, para saber a situação do título e ver se está apto a votar é simples: basta acessar no site do Tribunal Superior Eleitoral ou pelo aplicativo e-Título. No Portal do TSE, é só clicar no menu “Situação eleitoral” , que fica logo abaixo do menu “Autoatendimento ao Eleitor”.

Assim, a consulta é simples e gratuita; basta colocar o CPF ou o nome completo ou o número do título.

Mais um ponto importante, por não estarem com os direitos políticos suspensos, podem votar também os presos provisórios e jovens que cumprem medidas socioeducativas, desde que possuam inscrição eleitoral regular.

Uma vez que os presos provisórios são aqueles que estão sob custódia da Justiça, mas ainda não tiveram condenação definitiva. Sendo assim, as regras que tratam sobre esse assunto com todos os detalhes constam da Resolução 23.669/2021.

Por fim, lembrar que quem está com o título eleitoral regular, mas ainda não fez a biometria poderá votar normalmente nas Eleições 2022.

O que achou de como votar nas Eleições 2022? Deixe nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.