ENCCEJA 2020 – Certificado INEP

Publicidade

 

Publicidade

O ENCCEJA (Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos) é uma exame anual gratuito que visa assegurar o diploma do Ensino Médio àqueles que não o concluíram ou querem concluir antes do tempo.

Trata-se de uma prova geral e objetiva organizada pelo Ministério da Educação em conjunto com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) que pode acabar em aprovação parcial ou total e garantir a conclusão do Ensino Fundamental e Médio. Saiba mais.

Resultado de imagem para encceja 2020

Veja também: Matrícula Escolar 2020 – Como fazer online

Publicidade

Quem é o ENCCEJA?

O ENCCEJA é uma oportunidade de ouro a milhões de brasileiros que foram forçados a descontinuar seus estudos por qualquer que seja a razão.

As inscrições e o processo seletivo são gratuitas e tanto inscrição quanto acesso às provas têm sido feitas de maneira facilitada.

No entanto, nem todos podem prestar o exame e ele conta com pré-requisitos fundamentais para a aceitação de uma inscrição:

Publicidade
  • é necessário ter idade mínima de 15 anos para prestar o exame para obtenção do título de ensino fundamental.
  • é necessário ter idade mínima de 18 anos para prestar o exame para obtenção do título de ensino médio.
  • são necessárias identidade e CPF atualizados para validação da inscrição.

Como fazer a inscrição para o ENCCEJA?

Felizmente, assim como no ENEM, as inscrições para o ENCCEJA são feitas online, trazendo praticidade para todos com acesso à internet.

No momento da inscrição são solicitados identidade e CPF, e-mail e tantas outras informações pessoas. Mas, resumindo, você deve:

  1. Entrar no site oficial clicando aqui.
  2. Preencher seus dados pessoas em “Inscrição”, no menu principal.
  3. Informar o nível que planeja conseguir com o ENCCEJA 2020.
  4. Inserir o local da prova (Estado e Cidade).
  5. Indicar por onde quer receber sua certificação.
  6. Responder o questionário socioeconômico.
  7. Criar uma senha para o seu login (que será o CPF).

 

Como faço pra estudar pra prova?

Você pode escolher criar uma rotina de estudos cansativa, mas, o modo mais eficiente continua sendo conhecer seu inimigo antes de enfrenta-lo, certo?

Por isso, o INEP disponibiliza as provas e gabaritos anteriores visando dar uma melhorada no nível todos os anos. As questões não se repetem, mas o raciocínio lógico delas é bem similar.

Além disso, você também pode contar com os cadernos de estudos da modalidade EJA disponibilizados pelo Ministério da Educação clicando aqui. Eles são ótimos parceiros, já que são uma versão mais resumida dos temas abordados.

Como é a prova?

Nada diferente do convencional, não se preocupe.

Praticamente teremos o mesmo que é abordado no ENEM (com conteúdo programático diferente, mas seguindo a mesma linha de raciocínio), mas os assuntos se dividem em:

  • Ensino Fundamental: português, matemática, história, geografia, ciências naturais, língua estrangeira, artes, redação e educação física.
  • Ensino Médio: linguagens, códigos e suas tecnologias, matemáticas e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias e redação.

As provas serão entregues da mesma maneira e serão corrigidos apenas os gabaritos entregues, como em qualquer outro processo seletivo regido pelo MEC.

O gabarito oficial sai um pouco depois da prova. Geralmente fala-se entre 1 e 3 dias para apuração das provas e divulgação preliminar de resultados.

Se você quiser se preparar um pouquinho antes e tiver curiosidade, basta dar uma olhada nas antigas provas e gabaritos que foram colocados no site da INEP, clicando aqui.

E, ainda, para quem esteve em dúvida sobre escolher entre participar do ENEM ou do ENCCEJA, fica a dica: desde o ano passado (2018) já autoriza-se a realização das duas provas.

Isso quer dizer que: se você busca pegar só o diploma, agora terá duas tentativas (se pra nível médio) diferentes para poder se qualificar e seguir adiante.

E se eu faltar?

Antigamente, a falta era sinônimo de reprovação e dificilmente o aluno tinha o direito de recorrer.

No caso do ENCCEJA, se você quiser fazer a prova de novo basta entregar um termo de justificativa de falta. Valem atestados médicos, documentos judiciais, certidão pública e boletim de ocorrência.

Mas, caso você falte sem motivo aparente e queira prestar no ano que vem, fique atento: o INEP pode te cobrar uma taxa por isso.

Depois de feita a prova, como fica a certificação?

Uma característica bem interessante do ENCCEJA é o poder de escolha sobre a instituição que emitirá seu certificado: O MEC ou o INEP.

Depois de consultar o resultado do exame e ter obtido a tão sonhada aprovação, você deve entrar em contato com a Secretaria Estadual de Educação da sua localidade e pedir pelo certificado, seja ela referente ao Ensino Fundamental e/ou ao Médio.

Recebido o certificado, que pode demorar mais ou menos entre 4 e 6 meses para chegar, você pode dar continuidade à sua carreira acadêmica, ingressando no ensino médio ou numa faculdade, por exemplo.

Caso esteja com pressa, pode considerar pedir uma declaração do fato, para não atrapalhar o ano letivo.

Ainda, programas como o ENEM, Quero Bolsa e Educa+Brasil acabam se tornando opções viáveis bem frequentes e de fácil acesso, dada sua certeza de aprovação. Fique por dentro!