Cartão Cidadão – Consulta de Saldo, 2a Via e Recuperação de Senha

Publicidade

O cartão cidadão é um benefício disponibilizado pela Caixa Econômica Federal em parceria com o Governo Federal que segue o mesmo formato de um cartão de conta bancária.

Publicidade

Com ele, é possível realizar consultas, saques e, ainda, receber benefícios sociais e trabalhistas como:

  • Seguro desemprego;
  • Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (vulgo FGTS);
  • Programa de Integração Social (PIS);
  • Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP);
  • Abono salarial; e, por fim,
  • Bolsa Família.

É através desse cartão que muitos brasileiros conseguem ter controle dos seus benefícios pagos pelo Governo de maneira simplificada.

Mas, apesar de ter uma funcionalidade muito parecida com a de um cartão de crédito ou débito, seu uso é unicamente para este fim e, muitas vezes, acaba gerando dúvidas. Saiba mais!

Publicidade

Quem pode ter o cartão cidadão?

Praticamente, qualquer cidadão brasileiro em território nacional.

Como é destinado para interações entre o trabalhador e o Governo, seu uso é limitado e solicitação deve ser feita tão logo quanto possível, sendo indispensável em casos de desemprego abrupto ou necessidade de uma bolsa família, por exemplo.

Já recebe do bolsa família? Cadastre-se!

Publicidade

No entanto, indivíduos já vinculados à Caixa (isto é, com conta individual) podem pedir que os benefícios sejam depositados direto na conta corrente, sem a necessidade da emissão do cartão cidadão.

Como faço pra pedir meu cartão cidadão?

O cartão pode ser solicitado em qualquer agência da Caixa. Mas, usualmente, recomenda-se ligar para o número 0800-726-0207. Basta ter o número do NIS em mãos, para facilitar a troca de informações.

Feito o pedido, os correios se encarregarão de realizar a entrega em entre 15 e 30 dias úteis, a depender da sua localidade e disponibilidade.

Caso seja solicitado, ele também pode ser entregue na agência mais próxima para que você mesmo efetue sua retirada.

Feito isso, será necessário criar sua Senha Cidadão para ter acesso aos serviços oferecidos pelo cartão e começar o controle dos depósitos efetuados em conta.

Senha Cidadão

A senha é criada em conjunto com a agência mais próxima de você ou lotérica (sendo essa a sua opção, será necessário consultar a Caixa pelo 0800-726-0207).

Basta levar um documento comprobatório de identidade (RG, CPF e CNH, por exemplo) e um termo assinado que pode ser baixado no site oficial da Caixa clicando aqui.

A Caixa processará seu pedido e um cartão será enviado conforme análise de cada caso.

Consulta de Saldo

Existem duas maneiras de se consultar o saldo do cartão cidadão: pela internet ou por telefone.

No primeiro caso, se o que você quer é consultar o saque disponível para saque, não se dê o trabalho de ter o cartão em mãos. Basta clicar aqui e buscar pela área relacionada à consulta que deseja fazer.

Ao entrar na área, preencha todos os campos em branco e digite o número do seu NIS (PIS/PASEP) sem hífens ou pontos. Você vai conseguir efetuar o login com a Senha Cidadão cadastrada anteriormente.

Caso não tenha cadastrado a senha ainda, é só clicar em “cadastrar senha” e realizar todo o processo cadastral.

Por telefone basta entrar em contato com o SAC da Caixa pelo 0800-726-0207 entre 10h e 18h de segunda a sexta.

Ainda, se quiser realizar a consulta de modo presencial, as unidades da Estatal disponibilizam o serviço. Basta procurar uma agência mais próxima.

Veja também a como consultar o saldo do PIS com o CPF!

2ª Via do Cartão Cidadão

Como sabemos, acidentes acontecem e muitas situações imprevisíveis estão fadadas a acontecer quando temos um pouco de pressa.

Em caso de furto/roubo, perda ou dano ao cartão, basta ligar para o 0800-726-0207 e seguir o mesmo processo de emissão para a segunda via. É suficiente ter em mãos identidade, CPF, título de eleitor ou carteira de trabalho.

Vale ressaltar, ainda, que a ligação é realizada sem custo adicional. No entanto, o mesmo processo pode ser realizado de maneira presencial. É só ir à agência mais próxima com documentos pessoais e comprovante de residência.

Bloqueio e Recuperação de Senha

Em caso de bloqueios ou perda da Senha Cidadã, não há necessidade de desesperar-se.

Para sair do bloqueio, seja pelo número excedentes de tentativas ou não, basta ligar para o 0800-726-0207, esclarecer a situação e seguir o passo a passo do “desbloqueio do cartão didadão” disponível no menu.

No entanto, se trata-se do bloqueio inicial (isto é, quando o cartão acaba de chegar na sua casa), o procedimento é outro. Será necessário se deslocar para a agência da Caixa Econômica Federal mais próxima munido de identidade, CPF, termo de responsabilidade e carteira de trabalho.

Em caso de perda de senha, por qualquer que seja o motivo, infelizmente ela não poderá ser recuperada de forma online. Apesar das críticas à essa forma de resolver as coisas, a Caixa alega ser o modo mais seguro.

Assim, para continuar recebendo os benefícios será preciso comparecer à uma agência filiada e cadastrar uma nova senha, estando munido de um documento com foto e comprovante de residência.

Na dúvida, basta ligar através do número 0800-726-0207 para mais informações sobre o assunto.