Como Pagar Multa Vencida?

Publicidade

Saiba como pagar multa de transito vencida. Assim, o motorista ou proprietário de veículo que precisa pagar uma multa vencida, precisa acessar o site do DETRAN de sua localidade. É no portal do departamento de trânsito que é possível imprimir a segunda via do boleto. Lembrando que você deve acessar o DETRAN referente ao estado o qual o veículo foi registrado.

Publicidade

Além disso, quanto mais o tempo se passar, mais juros você terá que pagar e maior será o valor da multa em atraso. Zele sempre pelo seu veículo – um bom hábito é costumar fazer a consulta acerca da situação do automóvel ou motocicleta.

Então, continue a leitura para saber mais.

Como emitir boleto de multa vencida?

Para emitir a segunda via da multa, é necessário acessar o site do DETRAN de sua localidade – www.detran.uf.gov.br, onde UF é a sua unidade federativa, como SP, PA, SC, MS, dentre outras. Em seguida, é necessário ir até a aba infrações ou multas (ou com alguma nomenclatura semelhante).

Publicidade

Tenha em mãos dados como número da placa do veículo, seu CPF (Cadastro Pessoal Física), RG, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM).

É possível também consultar multas pela placa do automóvel. Para tal, você deve: acessar o site do DETRAN de sua localidade. Em seguida, vá à área “Consulta de infrações”, digite a placa e o RENAVAM do automóvel. Você terá acesso às informações relacionadas ao seu veículo.

Dá para consultar as multas pelo RENAVAM também. Novamente, você deve entrar no site do DETRAN de sua localidade, vá em Consulta de veículos e digite o número da placa e o RENAVAM. Uma janela se abrirá com informações sobre o seu veículo, dentre elas as possíveis restrições judiciais.

Como recorrer de uma multa aplicada?

É importante ressaltar que o condutor tem o direito de recorrer de qualquer multa que venha a receber. Trata-se de um direito assegurado pela Constituição Federal. Mas quais são os passos necessários para recorrer de uma multa?

Publicidade

Antes de mais nada, saiba que é possível recorrer da autuação quando este documento chega à residência do motorista acusado da infração. Aliás, a única maneira de evitar que o direito de dirigir seja bloqueado temporariamente, caso seja este o caso (dependendo da infração cometida). Caso seja bem-sucedido, o condutor pode evitar o pagamento da multa.

Vale destacar que quando um auto de infração é registrado, o motorista infrator recebe, em sua casa, uma Notificação de Autuação. Uma vez que o auto de infração ainda não gera penalidades.

A Notificação de Autuação é a comunicação que deixa o condutor ciente da infração e determina um prazo para que ele possa apresentar a Defesa Prévia, processo o qual o motorista poderá se defender, se julgar que o apontamento de infração é injusto.

Então, o que achou sobre como pagar multa vencida? Deixe nos comentários.